quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Perdas

Nossa vida, desde a infância, somos tentados a ter o nosso. Quantas vezes ouvimos uma criança dizer: - este é meu! ... não dou! e outras que não se importam de repartir... E assim vamos crescendo, com os pais, escolas nos moldando a ser bons cidadãos. Só que esta é uma arte das mais difíceis de fazer acontecer num sentido mais amplo. Pois a medida que crescemos também conhecemos a lei da sobrevivência. Todos nós sabemos da importância da família, da escola, dos amigos, do meio e etc, na formação do ser humano, porém todos estes grupos e sub-grupos aí inclusos também devem estar imbuidos de defeitos e qualidades que depois o próprio "homem" já formado deve filtrar e adequar-se a sua realidade. Mas neste tempo também há de se lembrar que é hora de perder ou equalizar alguns conceitos adquiridos até este momento.
A raiva incontida, essa ira que muitas vezes vem porque feriram nosso orgulho, ou até mesmo para que não descubram nossos defeitos ou erros, atacamos, ou nunca ouviram falar que é a melhor defesa é o ataque? Quantas vezes presenciamos ou fomos o artista principal em momentos raivosos que facilmente poderia ter outro desfecho, se tivessemos respirado fundo, tomado um copo de agua ou simplesmente ter calado... Calar nem sempre é submissão, mas sabedoria. Tudo tem o momento certo. A Ira, inveja e orgulho, chamados por muitos de pecados, tem que ser filtrados pelo homem de bem, tem que ser repensado, porém aqui me pergunto se nós pais não poderíamos com mais vigor ter ajudado e muito nesta formação.
Veja bem, se um filho grita com os pais o que ele recebe... me respeita, voce nao tem este direito, cala a boca, eu te sustento e por ai vai.... mas se neste momento do exemplo, calássemos, e depois da ira passada, sentássemos para conversar o ocorrido, talvez com esta atitude estaríamos ajudando esta criança ou adolescente a ser um bom administrador um bom marido, esposa etc.... A frase gentileza gera gentileza me veio a memória agora...
O orgulho e avareza, que tristeza são estas duas palavrinhas, a primeira faz inflar uma situação, muitas vezes criadas por nós mesmos, que muitas vezes não corresponde a realidade. É muito comum ver isto em descendentes de "grandes brasões" ou nos novos ricos, o que demonstra uma falta de conhecimento histórico gritante. Tudo tem e passa por sua época, podemos observar que as grandes fortunas brasileiras, hoje estão no varejo e nos bens de consumo, mas não quero entrar neste mérito ... O quero dizer que nunca o nosso futuro esteve tanto somente em nossas mãos, não há nos dias de hoje lugar para glorias passadas mas é tempo de realizações. Não existe o preto, o branco, o rico ou o pobre; enquanto não nos desfazermos do lado ruim do orgulho que é pensar que somos melhores, que podemos passar por cima das pessoas, que temos de fazer o outro crer que podemos, quando nada se pode, enquanto carregarmos a caricatura do que não somos por puro orgulho, estaremos simplesmente perdendo o mais precioso dos tempos para melhorar, para criar, fazer, produzir. E se produzimos e se preparamos para tal fim, conseguimos.
Nesta momento também, é muito perigoso dizer, quero mais, mais e mais... é bom querer sempre progredir, se o fizermos em todos os sentidos, cultural, material e principalmente sem esquecer de nossas raízes, não de raízes passadas, mas das nossas próprias, as que nos deram sustentabilidade para de pé ficarmos. Assim como é perigoso também flertar com a avareza, esta pode chegar devagarinho sem que se perceba, talvez porque o inconsciente tenha receio da perda, tenha receio de não mais poder fazer parte deste ou daquele grupo, medo de voltar a ser o que foi, ou ainda por nao ter atingido a um objetivo e achar que assim alcançará. A avareza não existe somente financeiramente não, ela está presente também na sonegação de informações importantes ao amigo, nas empresas... talvez um pequeno gesto, um pequeno conselho da sua vivência ajudaria ao outro constrangimentos maiores. Mas não, ele quer tudo pra si, é o medo da perda, o que não justifica, muito pelo contrário, perde-se ali o mais belo momento da vida, o de dar as mãos, o momento do apoio, o momento da solidariedade.
No entanto se deixarmos a preguiça de lado, a luxúria, se formos mais éticos, mais responsáveis, sem dúvida alguma o caminho que temos que trilhar ficara mais suave, com direções mais definidas.
Uma das coisas piores que acho, sinceramente, é a preguiça, porque ela nos torna negligentes, para com os outros e para com a gente mesmo. Ela nos impede de agir, de sentir de descobrir novas possibilidades. E com o tempo, até de sonhar, pois o preguiçoso geralmente acha que não precisa aprender mais nada, que reciclar e bobagem, que atualizar é para os jovens e por aí vai, então os sonhos obviamente não se realizaram, não houve uma batalha para que eles acontecessem. Os sonhos para que não nos machuque tem que ser conforme nossas possibilidades, porém, os que não se enquadrarem nesta realidade, faça com que eles sejam uma meta, e trabalhe pra chegar la. Porém, se não chegar, batalhamos, tentamos pelo menos.E tentar é fundamental em nossas vidas.
Viver é uma saga, sim, uma saga, onde se mistura o real e o imaginário, o viável e o inviável, ou seja, é uma saga de contradições, porém quando tudo isso leva ao esclarecimento e ao aprendizado ou ainda contradizendo...se nada disto for feito, ainda viver terá valido a pena, pois indiscutivelmente aprendeu-se alguma coisa.
Vivo incessantemente querendo aprender e nada sei, e tenho plena consciência que tenho todos estes pecados mas com convicção tento a cada dia me tornar melhor. Esta é uma das minhas lutas.
Dentre tantas lutas a que tenho mais dificuldades para aceitar é a perda humana. Esta me retém ao chão, estagnada, me obriga a rever conceitos, me faz olhar diretamente para Deus, e graças a Ele não é por cobranças, mas pedindo entendimento, pedindo que me dê forças para superar e para ter sempre minhas mãos estendidas aos céus em agradecimento.
No momento tenho visto maridos perderem esposas, mãe perder filhos e filhos perderem um dos pais e apesar de não conhece-los, isto me toca profundamente. Nos ultimos anos tenho evitado ir a velórios, principalmente de pessoas que amei e amo muito. Nos ultimos 8 anos perdi 3 tios, duas tias...E então a gente reve a vida, é indubitável, não cabe revisão ou crítica. Apesar dos velórios significarem despedidas, respeito, infelizmente, dado a "correria" em que transformou o mundo, é na maioria das vezes encontros de muitos que há muito não se via.
Precisamos nos ver mais, nos amar mais, nos respeitar mais e desacelerar e dar importância as coisas que realmente valham a pena, isto enquanto estamos vivos.
O luto tenho certeza é doloroso, porém como muitas outras coisas na vida, só se sabe a dimensão, após vivê-lo.
Conheço duas pessoas que depois de perder os filhos, deixaram de acreditar em Deus e a elas não cabe críticas, cabe respeito e muitas orações, porque Jesus está ali, bem na portinha, e qualquer momento, se deixarem, Ele vai entrar, e aí que esses corações chorem na fé, na esperança, e no agradecimento da oportunidade que tiveram.
Então meus amigos, será muito fácil deixar ir os pecados chamados capitais, pois deixando ir o lado ruim destes, você só tem a crescer e estará mais perto de Deus, com toda certeza.
E às perdas humanas, só nos resta esperar e descansar em Deus.

Para voce Daniel, que não conheci, mas que aprendi a admirar. E a voce Val, o conforto e o abraço de Deus.

15 comentários:

  1. Em toda minha vida a unica pessoa que perdi que tinha um contato mais próximo foi a bisa...tenho muito medo de perdas, a saudade é uma dor imensa....que Deus possa dar ombro para tds aqueles que passam por esta dor....

    ResponderExcluir
  2. eu não estouprepradapara perdas de pessoas amadas, luto contra isto, mas ainda não consigo imaginar, mas minha irmã tudo que voce disse ai, são aprendisados que voce adquiriu com o sofrimento seus e de pessoas que atulmente convive, vendo perdas, maus tratos indifereças, e por ai vai, o lado bom é que voce mudou, agora serve para tocar as pessoas o coração, pois esta vivenciando coisas que jamais nós que aqui ficamos nunca vimos e talvez não viremos, Deus só manda essas virtudes para pessoas como voce que facilidades de passar para o proximo estes aprendizados, voce foi com fé esperança ao encontro talves de um milagre que seus anjos da quarda fizeram que acontecesse, agora perto de voltar ao nosso convivio, sei que voce é uma pessoa mais amavel e mais confiante em Deus, não que voce não fosse tudo isto, mas com muito mais fé, e terá forças para passar para nós da familia que tenha mais paciencia com os mais velhos,e com a vida que temos, que é abençoada que talves não saibamos o tanto que somos privilegiados. beijos minha linda, te amo, irmã grude.

    ResponderExcluir
  3. Se pararmos para pensar, veremos que a única coisa que temos certeza absoluta em nossas vidas é que a morte acontecerá. No entanto, é a única coisa para a qual não estamos preparados...Não aceitamos a perda, achamos que a vida é nossa, que os filhos são nossos...ainda somos muitíssimo egoístas. Somente a dor, infelizmente, é capaz de nos burilar. E creio que estamos aqui para isso, para aprendermos, para sermos cada vez melhores e vc abordou tudo isso muitíssimo bem por estar vivenciando momentos tão dolorosos.
    Vc tem feito seu papel. Tem espalhado sementes como um pássaro.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo quando não perdemos ninguem temos o grande medo de perder, ou seja acho que perdemos um pouco a cada dia.

    ResponderExcluir
  5. Perder é uma experiência do valor que a pessoa tem, se dói é porque isto significa, parece que algo em nós se despede da gente, e que vai se juntando lá em cima e um dia tudo será completo, porque Deus será TUDO em todos!É a posse do amor eterno, da esperança que não decepciona, morrer é começar a viver definitivamente. É a passagem, é o pulo para os braços do Pai, não entendemos...aceitamos porque se Deus é amor, tudo no fim será puro amor! Bjos Edith, você é luz! Com carinho e prece, Irmã Selma

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas palavras irmã Selma. Superar a perda deve ser algo muito dificil mas aceitar a vida eterna ao lado do Senhor, cercado por amor, bondade e paz deve ser maravilhoso. Amo todos vocês! Estaremos todos juntos, seja qual plano for. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Entrei por acaso neste blog,acabei de ler "Perdas", e também os comentários.
    Palavras muito bem escritas, pensamentos lindos, intenções fantáticas,maravilha!
    Nada disso vale quando se vive na pele a perda de um filho, do único filho, quando não se espera, numa fase da vida cheia de sonhos, planos, tudo tão bem.
    Cito:"Conheço duas pessoas que depois de perder os filhos, deixaram de acreditar em Deus e a elas não cabe críticas, cabe respeito e muitas orações, porque Jesus está ali, bem na portinha, e qualquer momento, se deixarem."
    Deus?mas que entidade é essa?Agora conhece 3 pessoas que estão de costas viradas, que não querem saber mais de Deus,completamente distante.Estarei sempre de costas para tudo isso, tal como "esse deus" fez comigo(sobretudo com meu filho).Fui educada na religião, sempre a palavra pecado foi-me incutida(que grande erro nessa educação).È a palavra mais criminosa, mais nefasta, mais detruidora, etc., que os educadores, os padres e todos os restantes, a pouco e pouco vão incuntindo nos jovens(assim era na minha meninice, podem dizr que agora a educação religiosa é diferente, não parece pelo que vou vendo)Depois leva-se uma vida inteira a pensar que para "termos o céu, ou para merecê-lo", temos que sofrer, temos que penar, então se para ter esse "céu" eu tinha que passar por esta tragédia, então queria o inferno para sempre.
    Hoje prefiro dizer que foi a vida que me deu esta tragédia.
    Outra pessoa diz:"Não aceitamos a perda, achamos que a vida é nossa, que os filhos são nossos...ainda somos muitíssimo egoístas...."
    Cara amiga,a vida é nossa sim senhora, os filhos são nossos sim senhora.........egoistas?Como quer reagir perante a perda de um filho, quando está perante um acontecimento contra natura? Sempre os filhos devem assistir á morte dos pais, o contrário é anti...tudo. Egoista sou e serei perante a perda de meu filho.Ninguem me fará pensar doutra maneira.
    Deus!? mas que raio de "ser" é este???? a toda a hora vemos realidades insuportáveis, sem lógica.Sei que o mundo não pode ser nem nunca será perfeito, mas já concordo com aquele escritor que disse:-" Deus fez o mundo em 7 dias...ao oitavo descansou.....e até hoje continua a fazê-lo"
    As religiões(seja ela qual for) não tem nada de concreto,é a causadora dos maiores conflitos da humanidade, em seu nome morreram milhões de pessoas desde que Mundo é Mundo.
    Vivi anos presa a esse logros, apesar de que quando comecei a pensar por mim mesma, começei a ver incongruencias, a desacreditar em algumas coisas, e hoje é o total desacreditar.
    Sabem com quem conto? sabem quem está ao meu lado e espero que estejam para sempe, enquanto eu precisar? pois são as pessoas, elas sim!
    Desculpem a minha frontalidade, mas passei a ser assim,tenho o direito de dizer realmente o que penso e tambem respeito todos os outros pensamentos.

    ResponderExcluir
  8. A esta pessoa que escreveu sobre sobreviver, minha linda, voce deve rezar muito, para que esta dor saia de seu coração, pois te faz mal, eu tenho 60 anos, aos 23 anos perdi meu primeiro filho de má absorção alimentar, podia ter o dinheiro do mundo que não teria salvo o meu Flober, era lindo loirinho de olhos azui, cor de anil, minha filha até hoje nunca esqueci a hora nem o dia em que ele foi ao encontro de jesus, fiquei 2 meses sem ter coragem de entrar no quanrto dele, mas aos poucos fui tendo fé e pedi a deus que me ajudasse a-superar esta dor, demorou mas consegui hoje so tenho lembranças, boas não tenho magoas e nem o coração duro, hoje vivo normal pois tive outro filho, neto ai estou eu com meus 60 anos bem vividos e de coração aberto para tudo que deus quiser mandar para mim, tenha fé minha querida que um dia voce será feliz, tenho certeza. beijos

    ResponderExcluir
  9. Sobreviver.....dia após dia, gostaria de estar dizendo seu nome, mas entrei no seu blog e não encontrei, mas não importa. Você é bem vinda sempre, sempre que quizer. Quando comecei a expor minhas idéias, era tão somente para reafirmar minhas convicções, rever meus conceitos... alguma coisa como estar conversando comigo mesma. Porém hoje, você me deu a certeza que tenho um propósito maior, se cheguei até você, acredito que foi por algum motivo.
    Veja bem: Eu acredito nisto. Eu acredito em Jesus Cristo como meu unico salvador. Eu acredito em Deus acima de todas as coisas. Eu respeito você.
    Um abraço apertado, um beijo carinhoso.
    Maria Edith Ferreira Alcantara Rufino
    Uberlândia, MG

    ResponderExcluir
  10. Sobreviver.....dia após dia, vi agora que vc é de Portugal. Este páis está fazendo belas campanhas para Doação de Medula Óssea. Seja um doador, e ajude salvar vidas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. PARA QUEM MORA EM PORTUGAL:
    Lançamento do livro "Vivências de um médico oncologista pediátrico", de Armando Pinto. Dia 4 de Outubro, pelas 18h30, no IPO do Porto. Uma oportunidade única de perceber como vivem e convivem os médicos oncologistas pediátricos e as crianças que padecem de doenças oncológicas.
    Compareçam!

    ResponderExcluir
  12. Tem uma musica que diz..."Como eu não poso acreditar em Deus? Eu olho o sol nascer...vejo o rosto do meu filho..." ...infelizmente Deus fez os homens e cada um tem o seu jeito de pensar....sempre quando algo ruim acontece perguntamos pq EU? Mas e quando as coisas boas acontecem ninguem quer saber quem fez e o pq fez? Parece que Deus existe quando td esta certo e lindo...espero que esta dor passe e que vc tenha uma vida linda e que encontre a sua "cura"...Deus nunca disse que nós temos que sofrer ele pede obediencia..pois ele conhece os filhos que têm...ele pede amar o próximo e assim por diante...mas nós filhos nao obdecemos...é complicado...não podemos julgar mas podemos rezar para que vc encontre a paz...

    ResponderExcluir
  13. Parabéns KAREN, gostei da sua colocação foi muito oportuna. Concordo plenamente com voce minha querida. Edith minha querida prima vc tem umas filhas com uma cabeça incrível...como são inteligentes estas meninas... Um grande abraço para vcs todos.

    ResponderExcluir
  14. Hoje , lendo tudo isso aqui pude perceber o quanto é importante esse mundo virtual, onde a gente aprende a conviver com pessoas que a gente não conhece pessoalmente mas que de "todas" as formas nos ajudam e nos dao forças nessa caminhada de nossa vida.
    Obrigada EDith pelo seu carinho sempre presente em nossa vida!

    ResponderExcluir
  15. Quero deixar claro aqui que hora nenhuma deixamos de acreditar em Deus pois sem ELE não estaríamos aqui ...acredito que tudo o que acontece temum proposito e que so nós somos responsaveis pelo que fazemos de nossa vida...
    A morte não é o fim. É um começo de uma outra vida, dói a saudade ...dói a perda...tudo dói dentro da gente porque somos egoistas e queremos tudo por perto. Mas temos que aceitar uma unica verdade.
    Nossos filhos assim como as pessoas que estao ao nosso lado nos foram emprestadas para que pudessemos aprender com elas e que um dia elas se vão, pois estamos só de passagem.
    Devemos aproveitar cada minuto da vida procurando fazer algo de util e nao perdendo tempo em reclçamar o que nos foi tirado.
    Sofro com a perda de meu amado filho ,mas sei que ele ajudou muita gente aqui enquanto vivo e ate hoje ainda continua ajudando atravez do exemplo que ele deixou.
    Grande abraço de cheio de Luz e de Paz
    VAL

    ResponderExcluir