sábado, 7 de maio de 2011

Valores Humanos

Não somos perfeitos, estamos passíveis a cometer erros a qualquer momento, ou até mesmo em repetí-los.
Na caminhada da vida, vamos nos educando, moldando nossos hábitos, costumes e uma série de outros fatores preponderantes e também predominantes, baseados quase sempre na educação que recebemos, do meio, dos livros que leu e tantos outros, porém alguns valores são imprescindíveis a qualquer homem de bem; se não os tem, é melhor buscá-los, tipo: lealdade, dignidade, honestidade, humildade e perseverança.

A lealdade é muitas vezes confundida com fidelidade, e pela minha ótica, não são, tem conotações diferentes, pode até ser que a linha entre elas seja tênue em alguns casos e em outros fortes demais para serem confundidos. A fidelidade traz consigo um apelo sexual inserido. A fidelidade diz respeito em 99% dos casos aos relacionamentos, a lealdade é um sentimento maior e mais individual. A lealdade transcende uma simples traição física, por exemplo, que seria a sexual; trata-se de traição moral, em todos os âmbitos e paradigmas, quebrar uma lealdade, é a quebra total de uma confiança pré-estabelecida e/ou conquistada e a demonstração pública da  ausência do caráter, ela não se baseia unicamente em características culturais comuns, mas está relacionada a princípios universais. 
Sinceramente, classifico o ser humano em lixo humano, quando existe por anos e anos uma lealdade quase implícita e ela é quebrada. A quebra da lealdade machuca  mais que a traição física. Quem já viveu experiência semelhante, entende perfeitamente a diferença entre lealdade e fidelidade. Imagina ser traída por um amigo de décadas, imagina ser traído pelo funcionário padrão, o exemplo, e assim sucessivamente. Porém, sabemos que podem existir as duas ao mesmo tempo.
E é neste ponto, ou neste pensamento, que tudo em que acredito, vem por terra: o homem é realmente produto do meio, da criação que obteve da família? ou ele nasce pronto. Conheço lixos humanos em que a família é digna e honrada. Como explicar todas as teorias que aprendi, vivências... é tudo muito louco, por isso digo sempre a mim mesma: a melhor forma de viver é um dia de cada vez, aprendendo, reaprendendo, sempre, dizer eu errei, é digno, é humano. Não são somente as escolas e os livros que nos preparam, mas lições da vida, é na observação do humano, que aprendemos a ser humanos.
Kant nos diz que o ser humano é um valor absoluto, fim em si mesmo, porque dotado de razão, sua autonomia racional, é a raiz de sua dignidade, pois é ela que faz do homem um fim em si mesmo.
Nesta vida temos que ser muito perseverantes, pois se assim formos teremos a virtude que contribui para o êxito na vida humana. É tudo um longo exercício da virtude.
Sobre honestidade, Seneca nos diz em uma simples frase o que precisamos saber: "O homem honesto não será desviado do que é digno por coisa nenhuma". Não há o que acrescentar. Assim como a humildade, que sem ela não chegaremos a lugar algum. Ser humilde não é humilhar-se, e Santo Agostinho disse "Simular humildade é ser soberbo."  Então sejamos humildes mesmo!!!! Sem rodeios.

Porém tenho que acreditar que o amor tem que ser a base de tudo, e se esta base é sólida vem a amizade, o respeito ao próximo e às diferenças.
Não podemos esquecer também que é no trabalho que a gente encontra, mais que no dinheiro para sobreviver, a valorização do ser humano e de sua auto estima.
Há poucos dias, voltando de Curitiba, li naquelas revistas de bordo algo muito interessante, que é mais ou menos assim:  temos dois grandes centros dentro de nós, o da compaixão e o tóxico, que a todo instante temos que fazer escolhas entre o bem e o mal e que temos que estar sempre atentos a estas escolhas e afastar o perigo da escolha errada. Acionemos então sempre a compaixão em tudo que vivemos. Mas independente do centro que você autorizou a escolha, tiremos sempre lições para a vida e assim quem sabe, façamos cada dia a mais, escolhas certas.

5 comentários:

  1. Bonitas palavras, tia Edith.
    Eu ainda acho que nascemos com um 'chip". Talvez seja o que chamamos de índole...não sei! O meio ajuda a moldar, na infância o ser humano acaba apenas repetindo o que ele vê. No entanto, crescemos, amadurecemos e nossa índole nos chama...é nesse momento que, creio eu, escolhemos o caminho. Como somos seres humanos, a tendência é escolher o caminho egocêntrico e o mais fácil e muitos se tornam "lixo" humano.

    ResponderExcluir
  2. Nossa este texto é simplesmente perfeitoo!!!
    Creio que o ser humano ja nasce provido do bem ou do mau.
    As pessoas boas com o meio podem sim se tornarem pessoas que acabam fazendo pequenas maldades, mas nunca pessoas realmente ruins!!
    O mesmo acontece com as pessoas ruins, se elas nascem ruins o meio pode melhorá-las, mas elas sempre terão consigo o mau.
    Acredito nisto pelo menos!
    Conheço pessoas que ja passaram por todo o tipo de sofrimento, a vida pisa e pisa cada dia mais, mas são pessoas de Deus, pessoas boas incapazes de fazer o mau. Mas também conheço pessoas que a vida deu tudo, são de famílias boas e acabam fazendo o mau!! Tem o caráter duvidoso, querem sempre o que é do outro, mesmo que isto machuque outros!!
    A vida é assim, temos que aprender a conviver com todo o tipo de gente, mas NUNCA devemos deixar as pessoas ruins acabarem com nossos sonhos com a nossa família e a nossa felicidade!
    Todos nós podemos errar!! Então vamos perdoar as pessoas ruins e rezar que Deus possa ter misericórdia delas e vamos seguir nossas vidas cada dia mais feliz mostrando que o mau nunca vence o bem!!

    ResponderExcluir
  3. Como viver é bom!!!!!! Não paramos de aprender, de tudo que vivemos podemos extrair coisas boas.....isso é bíblico...joio...trigo. ... Deus é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  4. O auxilio ao próximo é o nosso melhor investimento. Fique com Deus. Fui...

    ResponderExcluir
  5. Segundo André Luís toda pessoa que serve além do dever, encontrou o caminho para a verdadeira felicidade. Fique com Deus. Fui...

    ResponderExcluir