segunda-feira, 17 de março de 2014

Painel Fotografico: Sobrevivendo a um Transplante de Medula Óssea após a perda de uma filha

"Só chegarão até o fim deste Painel quem a ama como eu, e são para estas pessoas e para as futuras gerações,  o meu prazer em compartilhar"

Todo e qualquer transplante há de ser respeitado sempre. Mesmo após a perda da pessoa que amamos.

Estes profissionais são guerreiros por conseguirem ir para casa após presenciarem tanta luta, tanta desigualdade e ainda brigarem com um governo para conseguirem medicamentos essenciais para a sobrevivência destes pacientes.
A luta da maioria destes profissionais na luta de doenças hematológicas, hereditárias e imunológicas não foi do dia para noite, para muitos foi um longo caminho de pesquisas, inclusive de novos antibióticos e tantos outros medicamento que foram desenvolvidos a partir  destas pesquisas.

Não podemos esquecer do ganhador do Prêmio Nobel de Medicina Dr. E. Donnal Thomas e sua equipe pela criação do TMO.
 No Brasil o Transplante de Medula Óssea (TMO) nasceu na Universidade Federal do Paraná em 1979.  Trinta e Cinco anos depois perdi uma filha de 30 anos para o TMO, no mesmo estado em que nasceu esta dádiva de esperanças para quem necessita de um sopro de esperanças.

Por todo este tempo de estudo e de pesquisas, não posso agora revoltar com absolutamente nada. Preciso manter o respeito e a coerência para com estes médicos, aos quais sou profundamente agradecida por toda atenção e dedicação até o fim.

Continuo acreditando em Deus, Todo Poderoso, que me dá forças e entendimento para aceitar que mesmo não entendendo, sei que ELE está certo. É contraditório mas é real.


Passa pela minha cabeça mil perguntas que jamais farei, porque sei que faz parte do processo de luto, questionar vários porquês.

Pensando o que poderia fazer para que eu agradecesse de coração, a Deus por ter me concedido a honra de conviver por 30 anos com um ser que amo tanto, e após ler alguns livros e alguns depoimentos de outras mães que passaram pelo mesmo processo, resolvi dar a luz, de novo,  e desde o nascimento ir entregando e preparando a total entrega, a devolução de minha filha a Deus.

Este texto será longo, mas foi muito prazeroso. A medida que separei algumas fotos, às vezes ficava tão feliz por relembrar passagens tão alegres, engraçadas e outras que me causaram tanta tristeza por discussões inúteis... E a partir destas memórias me senti uma máquina de costura, onde vamos costurando os retalhos, fragmentos de algumas peças que se encaixam e outras não...

Minha filha sempre soube o que queria e para conseguir teve que me enfrentar muitas vezes. Porque sou meio loba, protetora demais, em excesso, e às vezes os filhos só querem ser independentes, e os pais neste caminho acabam por sufocar. Sei que fiz isto várias vezes, mas aqui também decidi não sofrer por isso. O tempo não volta, as palavras não são engolidas, e o que verdadeiramente importa é o amor, e este nós tivemos, sem nenhuma dúvida.


Continuarei apoiando e ajudando quem precisar neste caminho por doadores de medula, sangue, plaquetas... E a partir de agora quero muito ser mais uma voz na luta de conscientização dos familiares para que colaborem, que ajudem na doação de órgãos. O Brasil tem uma fila IMENSA de pessoas  a espera de um rim...por exemplo. 

Deus, sei que é difícil, mas é nas horas mais difíceis que a gente tem que levantar, mesmo que um pouquinho de cada vez. Se você tem um parente que está partindo... ajude neste momento a salvar outros. Conscientização já.

Poderia falar meses aqui, hoje e agora mas somente quero fazer um Tributo a Káren de Alcântara Pitarello, para que as gerações futuras a conheçam,  em imagens, a passagem dela aqui neste mundo.
Káren foi concebida em abril de 1983. Nasceram em 03 de Janeiro de 1984. E foi desde o primeiro instante muito esperada, foi a segunda a nascer. São gêmeas. A irmã: Kelly de Alcântara Calfat, transplantada em 2010 com total êxito e neste momento grávida de 7 semanas. E ganhou 2 anos depois ganhou mais uma irmazinha: Marina de Alcantara Rufino Ribas.

 Primeira Parte: Resumo fotográfico de 1983 a 1997












































Segunda Parte: Resumo fotográfico de 1998 a 2009

































Terceira e última Parte: Resumo fotográfico de 2010 a 14 de fevereiro de 2014












Dodge
















O amor verdadeiro



Natal 2013






Ano Novo: 2014!










A ESPERANÇA - Dia 11 de fevereiro de 2014. Dia do recebimento da Medula. Obrigada Doadora!



Sonho realizado: A Escola de Inglês




Ela é TUA SENHOR. Ajude-nos a aceitar, a compreender.




Saudades até o infinito. Nos encontraremos todos.

18 comentários:

  1. Minha querida afilhada, você é um exemplo para todos nós, reverencio a sua coragem, fé e superação, Deus te abençoe sempre, que ele segure sempre sua mão, para que você nunca mude, estarei sempre aqui torcendo por você, beijos...

    ResponderExcluir
  2. Lindo tudo ...fotos e texto! Realmente ao ver e ler nos passa um belo filme de todas as lembranças!

    ResponderExcluir
  3. Ha coisas terrenas que também me são incompreensiveis contudo aprendi que Deus toma conta e um dia nos julgará ou nos abençoará. Para nos ainda por aqui só nos resta aceitar.

    ResponderExcluir
  4. Karen fica aqui a minha saudade eterna, mas com lembranças só boas de você anos bem vividos, amou e foi amada, como tinha pressa de viver viveu o que queria com garra muita fé e planos realizados brilhou aqui e vai continuar brilhando e iluminando todos nós. Nunca esqueço que só me chamava de tia Fátima grude.beijos

    ResponderExcluir
  5. Maria Edith que linda a homenagem feita para kAREN. Ela teve uma trajetória linda e conseguiu realizar seus sonhos, se formando, casando com um homem maravilhoso. Era transparente na fisionomia a FELICIDADE. Agora Deus a levou para continuar a realizar outros sonhos na eternidade.
    MILADY

    ResponderExcluir
  6. Oh minha prima querida, linda demais esta sua homenagem à Karen, continue com esta força e fé Edith, e com certeza esta dor um dia vai passar!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom relembrar, mesmo com um grande aperto no coracao, quero que voce va em paz, minha metade abencoada!

    ResponderExcluir
  8. A grande amiga, nem a chamo de MINHA grande amiga, porque a Karen era amiga de todos, e isso até me irritava :). Poxa tinha que ser só eu!!! Asim era a Karen, ela se doava, e ponto. Agora vamos nos doar pensando nela! Te amo, muito, muito, muito Karen... E Kelly, tb te amo, mto, mto, mto, ta?! Jake

    ResponderExcluir
  9. Sempre em nossos corações! !!
    Tempos memoráveis! !
    Saudade eterna!!

    ResponderExcluir
  10. Tudo lindo,tudo perfeito....Agora a Karen e a maior estrela que ilumina nossas noites,que deus de muita força a toda familia....

    ResponderExcluir
  11. Karen, no dia do seu aniversário, 3 de janeiro de 2014, postou:
    Hoje completo 30 anos!!! Meu Deus como sou feliz!! Tanta coisa boa que vivi!! Estes dias vi um filme que meu querido tio Agostinho Alcântara me emprestou que chama, " Em seus passos, o que faria Jesus" muito bom!! A estoria fala de pessoas assim como nós que no dia a dia vive sua vida sem fazer mal a ninguém mas tbm sem ajudar ninguem sem olhar pro lado indo a igreja, rezando, aos domingos mas no dia a dia nao aje como filho Dele, ou melhor como ele!! Nao adianta falar, temos que fazer!! Para Deus nao ha religiao certa ou errada, tanto que na Bíblia nao cita nome de igreja somente que ha uma igreja, cita os 10 mandamentos o certo e o errado! Neste aniversário quero que as pessoas falem menos e façam mais, respeitem o proximo, aceite os outros! Ninguém é santo mas podemos a cada dia pensar, o que Jesus faria se estivesse em meu lugar? E viver assim!! Viva a liberdade de escolha, viva as diferenças, viva as diferentes crenças e religiões, que Deus esteja mais nas ações do que na língua! ! Isto e uma medula nova que quero de presente!!!

    ResponderExcluir
  12. Sempre em minhas orações! Você nunca vai deixar de fazer parte da minha vida, sei que você está sempre por perto. Fique em paz meu anjo, em breve nos veremos!
    Saudades

    ResponderExcluir
  13. O filme do qual Karen fala está no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=TFtoo9R0CVc

    ResponderExcluir
  14. Edith, a Karen cumpriu a sua trajetória. Era um ser de luz. Linda, inteligente, alegre e simples veio iluminar um pouco a vida dos que a amam.
    Mas quero registrar a minha admiração por você, que conheço há tantos anos, e sei do seu amor, dedicação absoluta e zelo pelas gêmeas (que foi quando tive mais contato com você), antes mesmo que nascessem. Determinada, forte e destemida você é um exemplo e, dentro do limite do ser humano, cumpriu (e cumpre) a sua missão como poucos. E a Karen tinha muito orgulho de você. Tivemos pouco contato, só o suficiente para eu explorá-la na correção de um trabalho (lembra-se de que me encontrou no Center Shopping e me repreendeu por ter cobrado MUITO caro pela revisão? Graça, é você que está explorando a minha filha?) Linda a Karen. Encantadora. E você o máximo que um ser humano pode alcançar, no cuidado com suas filhas. Deus te proteja.

    ResponderExcluir
  15. Graca perdi seu telefone. Quero ve la. Se aparecer por aqui me mande e mail mariaedith.rufino@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Edith infelizmente não convivi o quanto eu desejava,sei que para tudo o que acontece em nossas vidas nada é por a caso e Deus tem um plano. Sei que a ordem natural das coisas ou que gostaríamos que fossem é que nossos filhos fizessem essa viagem após nos país. Te admiro muito e ouro a Deus por sua família principalmente agora com mais um membro Isabela. Fique em país.

    ResponderExcluir
  17. Lembro me da Karen exatamente assim, radiante, brilhante, com certeza um anjo que passou por nossas vidas!

    ResponderExcluir