sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Felicidade

Seria felicidade somente um estado de espírito? Ou tudo que está em volta interfere neste sentimento? Ultimamente estou crendo que nem uma coisa nem outra, mas sim a forma pela qual a gente olha para a vida.
Sinceramente um livro de auto ajuda em nada me ajudaria, uma frase bonita ou de impacto, também não, o primeiro tenta fazer em mim uma lavagem cerebral, uma frase bonita pode ser colocada de forma errada, no momento errado, com interpretações mil, as de impacto geralmente são conhecidas demais para elevar meu senso de humor, que diga-se de passagem não é tão grande, apesar de ter ouvido “n” vezes frases como ... Senso de humor e descontração são qualidades atraentes para ...etc etc etc, pois bem, se tenho no máximo 10% de cada “qualidade”, porque hoje me sinto tão feliz?
Estou pensando e meditando desde que levantei e penso que a aceitação de sua vida exatamente como ela é, pode ser a resposta. Vejam bem, do que adianta pensar no “SE”, se neste momento a situação imaginária não é a real.
Deus é perfeito, por isso as crianças conversam com as bonecas, fazem os sons dos carrinhos, bebem água imaginando um chá com as amigas, o adolescente quer descobrir quem é, e geralmente faz tantas bobagens...bobagens? para os adultos, para eles, estão absolutamente certos, vá dizer a criança que aquela água não é chá...no fundo ela sabe que não é, mas ela quer que seja, e nesta época pode ser.
Talvez o nosso grande engano é pensar que o adulto não pode mais nem ser criança, nem adolescente, e quem disse isso? Podemos ser sim, as diferenças estão nas ações, em como encará-las. O adulto sabe que se não tem o dinheiro para comprar um carro de 70.000, ele não vai tê-lo, sabe que se ele não trabalhar ele não terá salário, a vida que leva um adulto há de ter compatibilidade com a realidade que o cerca, e assim será mesmo se analisado por todos os prismas, por qualquer parâmetro, ele tem idéia do que o cerca, do que é pecado, tem idéia do que é errado; ele sabe exatamente quais são as diferenças, e nossas posturas tem que ser condizentes com o período com o qual vivemos.
Assim também é a mentira, quando ela começa? Quando chega o senso crítico, quando começamos a suspeitar em algum estágio de nossas vidas, que o que nos foi ensinado, o que vimos e ouvimos pela mídia, as coisas que tentaram e conseguiram nos impor, seja pela família, pela escola, pelo governo, religião, seja como for, alguns no devido tempo, para outros cedo demais e ainda outros tarde demais, são aqueles que “preferem” assim viver..., percebemos a incongruência entre o que somos e o que nos foi imposto.
Todos nós percebemos um dia que, o que as pessoas vivem , o que experimentam diariamente, e o que acabamos por representar, é muito forte em nossas vidas, e ao acomodarmos acabamos por viver uma mentira eterna, não uma mentira qualquer, mas a mentira de nossas próprias vidas, e se não acordamos, se não tivermos coragem para mudar este modelo pré-estabelecido e que não muito raro, conscientemente, damos continuidade porque assim era melhor, talvez não para nós, mas para como o amigo ou a família nos vê.
De qualquer forma, sobreviveremos a todas estas associações, além das já citadas, muitas outras de igual enfermidade para a humanidade, como racismo e tantos outros tipos de preconceitos.
Por outro lado, se não passássemos por todas estas etapas, também não entenderíamos a organização da experiência e das ações humanas, não teríamos condições de entender nenhum valor e seus significados. Portanto, que venham os mitos populares, as tradições familiares e que cada um viva o seu mundo possível de felicidade e realidade. Exigir do ser humano um raciocínio correto seria algo fora de questão, pois correríamos o risco de afetar a individualidade, a liberdade de ir e vir, a liberdade de expressão, seja verbal ou corporal, pois cada um de nós é um ser único,e que como todos, devem ser respeitados, pois se o futuro ainda é incerto no que se pode vislumbrar, por exemplo, para um pai que não vê esperança para o filho, em qualquer dimensão, isto pode gerar um desalento, uma indiferença, que talvez outros pais não entenderiam se não vivesse o mesmo destino. Portanto assim é a vida.
Acho eu, realmente, pelo menos hoje, porque me reservo o direito sempre, de mudar de opinião, de errar, acertar, chorar a qualquer tempo e lugar, que felicidade é simples, basta estar bem com a sua verdade, com aquela que nos cerca, e entender que dizer e ouvir não ou sim, é uma questão de tempo, de lugar, de momento...são simplesmente palavras que na maioria das vezes devem ser respeitadas, entendidas, porque amanha é sempre um novo dia, e o não, pode se tornar um sim, ou vice-versa!
Quando cheguei a Curitiba, não tinha idéia do que ia acontecer, tinha um punhado de “idéias”, errôneas diga-se de passagem. Ouvia frases de outras mães, que era matar um leão por dia, outras que estavam terminantemente brigadas com Deus, e outras agradecidas...
A audição é bendita, é fabulosa, é santa, mas para o nosso próprio bem, há se de colocar um filtro. Para TUDO nesta vida, os pés não devem sair do chão, a fé e a esperança, devem estar fincados em seu coração. Descubra a forma de deixar estas duas palavrinhas sempre plantadas, regue-as todos os dias, e em certas situações viva um dia de cada vez, pra dizer a verdade, vivam todas as situações assim, é melhor. Não matei nenhum leão, foi calmo, sustos e medos passam, acalmam e fortalecem.
Passado o primeiro impacto, veio a alta hospitalar, são apostilas, nutricionistas, médicos, higienização.....uau!!, não tem como dar conta, chora escondido, conversa com Deus........Tudo é uma questão de tempo, de foco... por isso digo a mim mesma, 24 horas, foco Edith, foco! E aí estabelece uma rotina e tudo fica fácil, calmo...........
Assim é a vida, infelizmente, sempre esquecemos de tudo, a memória é curta, não adianta matar o Leão, ele está em extinção...conviva com ele, respeite-o e num piscar de olhos, ele é um gatinho!
Bem, só queria dizer que estava feliz, mas como nunca dei conta de ser sucinta, saiu isto tudo.
Concluindo, peço a Deus, que quando esquecer de tudo isto, me lembre rápido, porque a vida é muito simples, basta encará-la de frente, exatamente como ela é para você! Não adianta usar os “ses” da vida, não adianta querer a vida do outro, isto só te fará infeliz. Seja feliz com a sua própria. Descubra sua receita e escreva. Estou tentando algumas, com diversos ingredientes!

11 comentários:

  1. Amei, porem tenho que discordar em uma parte, pois no Brasil, se um adulto nao tem dinheiro para comprar um carro de R$70.000, o que ele faz?
    Financia...neh gente!rsrsrsr
    Mae quando o Leao virar um gatinho, voce me apresenta!!!!heheheh

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã querida queria ter o dom e conhecimento de escrever como você, talvês em outra existencia, pois nessa estou muito longe, as vezes quero matar esse leão mas não acho nem o gatinho, quero resolver os problemas de todo mundo, deixando os meus para depois, penso que dou conta de resolver mas é impossivel, cada um resolve por se mesmos, estou aprendendo tendo as desepções as indiferenças, passo por cima e por ai vou, quando estiver longe desta vida talves vá ter valor nem que seja na lembrança. beijos.
    Mas adorei tudo que escreveu aprendi um pouco, meus problemas perto dos seus são gatinhos miniaturas. beijos. sua irmã grude

    ResponderExcluir
  3. Fatinha, vc é um diamante bruto que não precisa ser lapidado, vc nasceu pronta. Minha família, as tres filhas, Rogerio e eu, e ate meus genros, tenho certeza, sabem da sua importância nas nossas vidas. Não tenho como visualizar toda a minha vida, sem que eu veja meu grude do meu lado me ajudando, me acudindo, sempre foi assim.
    Para mim vc tem um valor inimaginável, vc me faz falta sempre.
    Talvez eu imagine suas decepções com a vida, simplesmente porque todos nós temos, fazem parte da vida. Tudo tem seu tempo, e exatamente este tempo é que cura e resolve tudo. Este tempo pertence a Deus, não nos pertence, espere e confia. Tenha paciência e espere, espere em orações e confiança.
    Acredito que seja tudo assim mesmo. Somos humanos, posso estar bem hoje e não estar amanhã, e daí? O humor pode variar, tudo pode acontecer, somos passíveis de erros. E quem nos amar devem nos amar exatamente como somos. Com erros e acertos que vamos nos lapidando, melhorando conforme nossas escolhas. Cuide muito bem de voce, isso é importante.
    Te amo muito!
    Aproveito para pedir desculpas por possíveis erros com voce, porque não teria direito a isso.
    Te amo, amo, e amo SEMPRE!

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga de kms mas tão pertinho que quase chego a tocar. Tudo em vc fala da vida, de céu, de ser, de busca, de encontro, de perspectiva, de momento presente, de paz, de coragem de doação, só mãe consegue atinar com essa roda viva, com essa força mágica que põe tudo no lugar, não preciso de muitas palavras para lhe abraçar demoradamente e dizer, que bom que você existe! Deus pensou em nós! Rezo seu nome como prece especial e sei que Ele fez com que nessa encruzilhada nossos caminhos se encontrassem, isso é já um lampejo do que no céu realmente haverá, SÓ O AMOR! Querida amiga desde já e desde de sempre amo muito você, acredite você é especial! Bendito seja Deus por sua amizade!Um big abraço do tamanho do oceano, com toda ternura Irmã Selma :)

    ResponderExcluir
  5. Irmã selma quero saber qual a surpresa que tem para mim, espero sempre até o final de minha vida. beijois

    ResponderExcluir
  6. MInha tia Grude, minha Fatinha querida, se eu contar qual é a surpresa perde a graça, só mais um pouquinho tia, logo logo verás!!!Só agora é que caiu a minha ficha o nome do NOSLEN é NELSON ao contrário, achei fantástico, de quem foi a idéia? Um beijo minha linda para um domingo super jóia, abraça aí o Sr.Nelson por mim hoje afinal é dia dele também, fica com Deus, te amo minha linda, com todo carinho e gratidão da sobrinha de além mar, Irmã Selma

    ResponderExcluir
  7. Mamae, com toda suas palavras, duas frases me marcam e talvez o resumo de todo o texto: "...felicidade é simples, basta estar bem com a sua verdade" e "Não adianta usar os “ses” da vida, não adianta querer a vida do outro, isto só te fará infeliz". E a palavra que eu mais gostei é "foco". Aceitar o que nos foi concebido e ser feliz com isso é essencial para se viver bem. Te AMO!

    ResponderExcluir
  8. Essa minha sobrinha marina é muito inteligente, pena que agora não possamos nos ver sempre, pois tocantinha é longe demais. te amo marinin Irmã selma quanto ao nome do meu filho foi o pai quem escolheu, tive um filho que hoje esta junto de Deus, que se chamava. Flober, também foi o pai quem escolheu, acha lindo também. beijos tia grude.

    ResponderExcluir
  9. Edith não quero fazer fofoca não, mas seu marido passou aqui hoje ,minha filha me deu um presente, digo uma joia, fiquei até emocionada,pois não é meu aniversario, mas me senti a lady day, vou usar nos casamentos que virão por ai.E lindo, perola com pedra nilás, e maravilhoso. obrigada a toda familia rufino. grude.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Tia!! Mas será um prazer recebe-los em minha casa. Isso é, quando eu arrumar uma, neh?! kkkk Tia! Meu pai te deu uma joia??!! Sinta-se honrada pois isso NUNCA acontece! Pai, me da um picolé pelo menos? Eu sou legal! rsrsr

    ResponderExcluir
  11. Marina fica com inveja não, ele te deu a vida, com isto todo o horizonte, agora em especial o tocantins. beijos te amo

    ResponderExcluir