quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ser mãe

Não darei nenhum conceito, ao título, porque acho que nenhum diria tudo ou não diria o suficiente.
Quando formamos uma família pensamos logo nos filhos que virão, e se ja vieram então, fica um pouquinho mais complicado, uma complicação criada por nós mesmos, ou uma benção antecipada, fico com a segunda opção.
O desafio está na educação, que todas as mães pensam estar acertando. A medida que os filhos vão crescendo estes desafios vão crescendo também, porque não mais podemos pegar na mãozinha para atravessar uma rua, não podemos ouvir música sertaneja na porta da escola... e começamos a ouvir os nãos que antes só a nós pertenciam.
E nesta estrada já percorrida foi criando uma imagem de mãe que e difícil de apagar.
Até este período voce foi para eles uma chata, teve que ensinar a comer, a lavar as mãos, a escovar os dentes, a sentar............e não preciso descrever o restante; todas as mães do mundo conhecem, e até mesmo os filhos um dia reconhecerão.
Mas algumas coisas ficam e não tem conserto. Eu particularmente fui enérgica demais, não deixava posar na casa de coleguinhas, de ficar na rua, andar de bicicleta só no quarteirão, tinha que ter boas notas, tinha que ler um livro e muitas outras chatices, agora cortar algumas amizades pela raiz ou brigar feio para não namorar uns e outros, ha!!!!!!!!! isto não tem perdão.
Não nos perdoa por um grito, por uma falta de educação......mas nós perdoamos a vida toda.......
Temperamento forte que é minha praia como dizem por ai; talvez este defeito tenha me ajudado muito em toda a minha vida, acho mesmo que como todas as coisas, esta também foi uma obra de Deus em minha vida. Pois apesar de todas as coisas ficarem fáceis para mim, percorrer o caminho não foi. Assim como não é para milhares de pessoas.
E o fato de ter que ir a luta tão jovem, me fez um bem enorme por um lado mas por outro me tornou sem a dádiva de saber esperar...peço...não faz, faço eu, este eu sei é o meu maior defeito, com o tempo tenho tentado modificar, melhorar.......hum!!!!!! mas a escala sobe tão devagar...
Na vida, por um tempo, eu não tinha o direito de esquentar a cabecinha de minha mãe, então tinha que fazer, depois chegaram vários cavalheiros, que são os meus idolatrados cunhados........
Hoje não posso me debandar para outras praias, meu tempo ta curto.
Porém, quero dizer a minhas filhas, que sejam pacientes, saibam esperar, observem, tirem o que for bom, e descarte o que não lhes foram úteis.
Digo ainda, que sempre que tomo ou tomei uma atitude foi tentando, ou achando que estava evitando alguma coisa, porque eu, como qualquer mãe sofreria por vocês. Mãe tem mania de achar que é Deus, chegamos ao ponto de pecar...temos a mania de querer prever o futuro.
Mas todos os filhos há de convir com esta espécie quase em extinção, que quando somos responsáveis, temos que pelo menos tentar criar bem, educar bem........pois mesmo tentando fazer tudo...ainda não somos culpados de tantas coisas?
Espécie em extinção, porque não se pode bater, não pode ter uma carteira assinada (trabalho) antes dos 16 e outras cositas a mais.............
Espancar merece cadeia, mas palmada no bumbum na hora certa, faz parte da educação, não quer estudar...vá trabalhar.... um tapinha na mão pode salvar um dedo na tomada..........Vish! Isto sim daria um boa discussão.
E só por isso o mundo é maravilhoso, somos livres e podemos agir da forma que quisermos.
Já estava fugindo de novo do objetivo deste.
Karen, Kelly e Marina........desculpe por todos os erros que possa ter cometido, não precisam agradecer os acertos, estes foram minha obrigação.
Tento entender voces sim, tento ajudar voces sim, só que, dentro das minhas limitações.
As atenções serão sempre direcionadas aos que mais tiverem precisando, mas saibam se precisar estar em dois lugares ao mesmo tempo, estarei. Parece utópico, impossível neh! Mas estarei, num estalar de dedos. Jamais, em tempo algum, enquanto Deus me conceder o DOM DA VIDA estarei vivendo por voces. Mesmo que eu diga que vou para a La praia porque vcs estão criadas e bla bla bla.......não é verdade...não baterei muitas campainhas não, mas basta um MÃEEEEEEEEEEE e estarei ai, bem na portinha...
Um dia li no Seleções Reader´s Digest uma estória que nunca esqueci... no final a mãe dizia a seguinte frase:....e se quiser me entender melhor minha filha, é simples, olhe para mim, na minha direção e me aceite como sou, assim como tenho feito, desde o seu nascimento, com voce.
Ela é exatamente nós, as mães... na primeira frase....estava indo tudo bem...mas logo vem a condicional.... a cobrança.......isto, isto isto.....é ser mãe. Releve-nos, nós amamos vocês!

7 comentários:

  1. Edith, você é a mãe que todo filho gostaria de ter. Pode haver mães iguais, mas melhores com certeza não há.
    Mas...só não precisa me tratar como filho tb, e ficar dizendo para eu comer isso ou aquilo para crescer e ficar forte. Quando eu crescer quero ver você me obrigar, tá bom?
    beijos mãe

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o meu pai!kkk to brincando...
    Falando serio vc é a melhor mãe do mundo!! Mas como td ser humano erra as vezes, mas e daí?? Ninguem quer que você seja perfeita..e quando vc não for, vamos sim falar que vc esta errada, pq não?? Familia é a melhor coisa do mundo...mas a convivência não é sempe fácil pois Deus faz as pessoas diferentes. Por exemplo eu e você somos muito diferentes na minha concepção, porem td mundo que te conhece diz " Menina vc é iqual a sua mãe!!" Então talves sejamos parecidas de mais..e como duas cabeças duras as vezes temos atritos!! Mas e dai?? Imagina se não tivessemos? Imagina se vivessemos ignorando uma a outra ou fingindo que esta tudo bem, quando não esta!? Graças a Deus somos SIM uma familia de verdade!! Uma familia REAL que se ama muitoo e que não é perfeita!! E quem diz que temos que SER?!
    ...mas digo uma coisa de coração se Deus me der a dádiva de ser mãe se eu for so 10 % de tudo que você é...os meus filhos terão sorte!!

    AMO VC!!!

    ResponderExcluir
  3. Mae, nao precisa pedir perdao, eu tenho o coraçao bom, ja te perdoei a muito tempo!!!!
    HEHEHEH!!! Voce e sim a melhor mae do mundo, justamente por ter sido brava, energica, e com o coraçao maior que eu ja vi, voce estourava, passava cinco minutos e voce nem lembrava mas porque tinhamos brigado, voce e sensacional, quem dera a maioria das pessoas pudessem ter este dom.
    Voce e a mae mais amorosa que conheço, voce e minha heroina, sem voce estaria perdida, voce me da o suporte que preciso para seguir em frente!!!
    TE AMO

    ResponderExcluir
  4. Desejo ter um filho para que ele possa sentir o mesmo sentimento que tenho em ser sua filha. Não valeria a pena viver sem saber o que é o amor. Você me aquece, me conforta, me protege e me tras paz! Você é a minha vida mamãe.

    Veja o video do endereco abaixo:
    http://www.youtube.com/watch?v=PgGPdV9tGdw&feature=player_embedded

    E abaixo a musica que você nos ensinou e nunca esqueci...

    Mamãe-Agnaldo Timóteo

    Ela é a dona de tudo,
    Ela é a rainha do lar,
    Ela vale mais para mim,
    Que o céu, que a terra, que o mar,
    Ela é a palavra mais linda,
    Que um dia o poeta escreveu,
    Ela é o tesouro que o pobre,
    Das mãos do senhor recebeu,

    Mamãe, mamãe, mamãe,
    Tu és a razão dos meus dias,
    Tu és feita de amor e esperança,
    Ai, ai, mamãe,
    Eu te lembro chinelo na mão,
    O avental todo sujo de ovo,
    Se eu pudesse,
    Eu queria outra vez mamãe,
    Começar tudo, tudo de novo

    Beijos, TE AMO!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa marininha que lindo isto que voce mandou para sua mãe, é antigo, mas é lindo. beijos. saudades

    ResponderExcluir
  6. Não...não sou mãe perfeita, por isso tive vontade escrever, sou igual a milhares de mães que existem neste mundo de Deus...mas fico feliz, muito feliz de terem reagido desta forma. Reagiram exatamente como são, com autencidade, sinceridade e os dengos que lhes são pertinentes.
    Marininha, vc ter lembrado desta música, me emocionou.
    Temos nossa estória sim, e ainda bem que ela é boa neh?!
    Beijos às minhas tres pedras preciosas.

    ResponderExcluir
  7. Edith, posso mandar aqui um beijo para a minha mãe que é igualzinha você? Mãe é tudo igual, só muda o endereço e o RG. VOCÊ É FANTÁSTICA!!!UM BEIJÃO MINHA LINDA! TE AMA TAMBÉM!!!Irmã Selma

    ResponderExcluir