terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Questionando Mudanças

Questionamentos fazem parte da minha vida como necessito de ler ou estudar para crescer intelectualmente. Não adimito parar no tempo, por mais que a parte arcaica de mim me bloqueie às vezes.

Hoje meu pensamento fixou nas diversas formas de mudanças pelas quais passamos ao longo da vida. Então pergunto: Será que as pessoas tem que estar da mesma forma todos os dias?
O mesmo humor, o mesmo sorriso ou a mesma lágrima... acho que não... Estas incongruências de nossas reações em relação ao que nossos olhos captam, nossos sentimentos e inúmeros outros fatores é que nos levam a reação, positiva ou negativa, e em tudo vai depender da otica com que nosso cérebro ou coração, analisou a questão.

As estações do ano nos mostra as transformações da natureza e cada pessoa elege a "sua" estação.
Particularmente o meu favoritismo às estações dependerá do meu estado espiritual. O outono no Brasil é melancólico, nos USA achava espetacular. Porém acho a primavera em qualquer lugar imbatível. E com toda certeza somente nesta simples escolha de uma estação encontraremos as mais variadas respostas, pois ao compartilharmos conteudos, admirações, belezas, gostos e etc, nossa escolha foi inspirada num olhar muitas vezes crítico da situação vivenciada e acho que é isto que nos leva a experimentar a vida com mais consciencia.

Acredito ser natural as mudanças no ser humano, não as físicas, ou as que a idade lapida, pois é assim que vejo a velhice, não vejo as rugas, prefiro ver as melhoras, agora se as rugas chegarem e o enriquecimento enquanto humano, não for renovado, lapidado, talvez não tenha valido a pena suas rugas, porque é provável que não tenha aprendido, e isto é muito triste.

Não acredito muito em instabilidade emocional, acredito que na verdade são os fatores que nos cercam que nos fazem assim sentir. É claro que partindo do pressuposto que este ser viva em um meio saudável, onde haja controle dos fenômenos que estão a sua volta. Se estes fatores sofrem esta variação, a estes fenômenos, acredito que este ser se sinta provocado e seu comportamento seja alterado.

Esta alteração pode começar em casa e ser transferida inconscientemente para o trabalho, ou vice-versa, e ainda assim deveriam ser encaradas como ocorrências da nossa vida. Porém tudo pode e deve ser moldado.
Como bem disse um filósofo certa vez: "os rios nunca são os mesmos porque suas águas nunca são as mesmas.

Acredito que somos um pouco assim, não tão livres, infelizmente, mas atingidos de várias formas o que nos abriga a mudar.
O ser humano sofre desde o seu nascer com fatores externos que provocam a continuar o caminho, a exercer aqui um papel pré-determinado talvez, mas que podem ser mudados porque nos foi concedido o livre arbítrio, não somente a escolhas entre o bem e o mal, amar ou não a Deus, mas escolhas, como a palavra o diz, simples, complexas, não importa, o que vale é como escolher e acima de tudo, ter responsabilidade com a decisão; decisão esta que se a tempo, pode ser mudada.

Mais difícil de trabalhar dentre todas, são as variações de humor, elas são "aceitas" na adolescencia, na gravidez, nas doenças por algum distúrbio etc, mas quando pelo menos aparentemente não há razão, pode ser o caos, e é deste caos é que está hoje meu maior questionamento.

Se isto acontece com tanta frequencia a grupos de pessoas "aparentemente" saudáveis, onde não se encontra uma razão plausível para mudanças de humor, o que fazer?
Pois e!!!! temos consciência da interferência por fatores genéticos, do meio, hormonal e tantos outros, mas esta alteração incide quase que diretamente às pessoas do convívio diário. Porém se encarada pelo indivíduo e pelo os que o cercam, como mero acaso da vida, respeitando espaços e entendendo a volatilidade dos sentimentos, e nesta hora, sem questionamentos externos, estariam todos ajudando a sair deste estágio que nem o próprio envolvido suporta muito bem. Mas há de se saber ainda que o respeito às várias formas e nuances que cada pessoa apresenta é primordial para que todos, em menor tempo, ache o equilíbrio e consiga conviver melhor, ou reagir melhor com os efeitos que fatores externos exerçam sobre nós, simples e mortais, chamados humanos.

Assim me questionei hoje, e como sempre, reservo-me o direito de mudar, mais uma vez, desde que seja para crescer, sempre!

6 comentários:

  1. As vezes mudamos tão profundamente que ficamos surpresos e ai percebemos que sabemos muito menos sobre nós do que pensávamos.
    O universo é o caos em equilíbrio e acredito que assim somos nós. Mas, estrelas explodem e algumas pessoas tb.Beijos

    ResponderExcluir
  2. A palavra chave realmente é equilibrio, é dificil acha-lo mas não impossível, mas como meu pai mesmo disse até as estrelas explodem, e nós somos lindas estrelas! TE AMO!!!

    ResponderExcluir
  3. Descobri que sou uma estrela!kkkk ...Talvez um vulcão que de repente entra em erupção e joga pra fora o ardor que incomoda. Infelizmente, há respingos de lava que podem machucar e é preciso arcar com consequencias como o isolamento. Afinal, quem quer ser atingido por lavas de vulcão?

    O equilíbrio seria ótimo. Farei curso de equilibrismo no circo, kkkkkkkk.

    Quanto a escolha da estação, independente do meu humor, sempre prefiro o VERÃO!!! Quente, brilhante e feliz!!

    Tia Edith e tio Rogério belas palavras. Mas tenho um convite a fazer: vamos "brincar, deitar, rolar e cair no chão"? Vamos cantar alegremente essa canção que toca agora? A água do rio já não é mais a mesma de ontem e a de hoje não será a de amanhã. Ou vão pegar um barco e acompanhar a água de ontem até chegar no mar e só lá perceber que ela não é nada naquela imensidão?

    Amo vcs. Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. Volatilidade de sentimentos. Comum, porém necessários. Temo, mas aceito e compreendo. Palavras amigas sempre confortam. Nós temos o poder de se transformar e ajudar os outros a isso. Amo você mamãe!

    ResponderExcluir
  5. Quero pegar um barco muito grande e acompanhar essas aguas para que eu possa ver que quando chegar nas aguas grandes ele não vai ser nada diante a imensidão, boas palavras Keila parabéns serviu a carapusa p. minha umilde pessoa. beijos

    ResponderExcluir
  6. Vocês são lindo, uma família linda.

    ResponderExcluir