segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Canções Faladas

Existem incontáveis canções que podem ser absorvidas em determinados momentos como um néctar precioso, mas poucas vezes ouve-se alguém falar com a mesma preciosidade de uma música, que nos transporta, que nos obriga a pensar, e até mudar! 


Já experimentei esta sensação em mais de uma vez, mas o que não tinha observado é que todas as vezes foi ouvindo sobre a palavra de Deus. Poderíamos pensar que nosso emocional procurou e assim foi fácil nos convencer, mas não desta vez, fui a casa de Deus como sempre faço, porque gosto, e ouvi um belo sermão_palestra_canção. 

Pra muitos é tão somente falado o óbvio, porém não vejo assim, e mesmo se assim fosse, todos nós precisamos ouvir “este óbvio” para reforçar nossas convicções e para nos lembrar de nossos deveres e obrigações para uns com os outros. 

No início uma frase: “O silêncio é uma prece”, o que me faz pensar até este momento tão longe, como e porque pode ir esta frase... 

Tratou-se de como conhecer a si mesmo, e assim comparou-se a construção de uma casa, traçando sempre um paralelo com a reconstrução do nosso corpo, da nossa alma, da nossa vida. Se estamos diante de paredes levantadas é porque traçou-se antes projetos, e senão gostamos, reformamos.

O que hoje fizemos de bom ou ruim? Este conflito nos faz crescer. Muitas vezes temos medo de construir um novo ser, porém se assim for, que vençamos este medo, transpondo este obstáculo, já será o primeiro passo para nossa reforma.

Quantas vezes fazemos alguma coisa da qual arrependemos depois e para consertar, mentimos, acusamos, ou seja fazemos um puxadinho, aumentamos nossa varanda, se o certo seria assumir e reconstruir, para isto existem as cordialidades, o humano em pedir desculpas, por exemplo. 

“Somos seres em eterna construção” 

Dentre outros paralelos traçados entre a casa física e a do corpo, algumas pergunta foram deixadas no ar, como: 

1) Elogio falso ou crítica construtiva 

2) Humildade sincera ou por interesse de momento 

3) Orgulho ferido, até que ponto ele interfere em sua vida? 

4) Egoísmo, quantos por cento ele é forte em você? 

5) Seu pensamento te faz mover imediatamente? Quando e porque? 

6) Já experimentou fazer um inventário moral de si mesmo? 

7) Já se avaliou? Sempre, nunca, às vezes... 

8) Troca de lugar com o outro antes de emitir uma opinião? 

9) Dominação de instinto, grau de emoção, excessos, reação a palavras desagradáveis, vaidoso, raivoso, ciumento, rancoroso... 

Meus amigos estes e outros tantos questionamentos nos foram feitos de uma tal forma que foi impossível não dar a resposta, mesmo que intimamente. Sinceramente não gostei da pessoa que sou, e percebi que preciso de uma reforma urgente. Meus atos e ações devem convergir em contribuição para o bem. Preciso refletir antes de agir. Minha casa tem vazamento, preciso consertar meu telhado. 

“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada” 

Há de se pensar e entender este versículo, eu mesma nunca tinha entendido, porém hoje digo que o entendi; poderia dissertar sobre o que ouvi, mas posso dizer que conclui que esta espada traz a paz, o entendimento, há deveres que tem precedência sobre outros. 

Não há como consertar a casa do outro, não pelo menos antes de fazer em sua própria. 

Compartilho com vocês este momento importante com vocês. Sei que não é milagre a reconstrução, mas tenho consciência que é um exercício diário. 

O nome do palestrante é Carlos, tão somente assim, sem sobrenome, acho que até aqui houve uma lição: não importa quem seja se absorvermos o que foi dito. 


Lembrei-me da Irmã Selma, que apesar de conviver com a dor da doença por tanto tempo, continuou firme em sua fé, e mesmo hoje em que seu ente querido já esteja junto com Jesus, continua animando o espírito dos menos iluminados. Tive a nítida sensação que este palestrante também é assim, um ser humano que na luta do exercício diário, mereceu sempre no final da noite um ÓTIMO no caderno da vida.



Um comentário:

  1. As vezes reclamamos muito e sentimos pena de nós mesmos...e nos perguntamos..por que EU?
    E de repente em uma tarde qualquer, em uma simples conversa, com um estranho que te conta uma história de muita luta, mas com uma voz doce, cheia do Espírito Santo, e passamos a perceber e nos sentimos tão pequenos, e só conseguimos pensar...Perdão Deus e Muito Obrigada pela essa dádiva que se chama VIDA!!!

    ResponderExcluir