terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ética



Ética segundo nossos dicionários é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. 

Mas na verdade o que seria ética, ser ético. Acredito que vem ou está inserida em valores morais que depende da história e cultura de  um povo. Quando julgamos sem que nos tenha dado o direito para tal fato, estamos deixando de ser éticos diante daquela circunstância e perante os envolvidos. Há éticas inseridas em nosso ser desde nosso nascimento,  permeado pelo nosso caráter, da educação que recebemos e tantos outros denominadores possíveis para ética.

Nosso compromisso social estão embasados em éticas, em obedecer ou em atender, como por exemplo: ética médica, de trabalho, empresarial, educacional, política, jornalística e etc. Estas duas últimas, sozinhas dariam um livro se delas fossemos dissertar.

O que me levou a ter vontade de escrever hoje foi a “enxurrada jornalística” de hoje em quase todos os canais públicos, abertos de televisão sobre o BBB, em uma busca desenfreada de IBOPE. Que tristeza ao ver tanto lixo, e quantos milhões de pessoas estavam naquele momento deixando entrar em suas casas tanta podridão, tanto lixo.
A classe média alta pode dizer para mudarem de canal, para substituirem por uma boa leitura etc., mas a realidade é outra. A falta de cultura deste país é grande demais para que possam escolher um bom livro, a maioria não podem pagar um canal pago e nem tão pouco ter um computador em casa, pois se isso não fosse verdade, não existiriam tantas lan houses neste país. Pois se sabe que elas são usadas em massa por crianças e adolescentes fazendo trabalhos de escola ou passando horas intermináveis frente a redes sociais, infelizmente uma meia dúzia usa um computador em lan house para pesquisas pessoais, por leituras que vão enriquecer sua alma, seu dia a dia, infelizmente, repito, terminado o trabalho escolar eles migram, quando as moedas são suficientes, para as redes sociais. Não sou contra elas, porém há de se dosar este tempo, principalmente nestes jovens em formação. Infelizmente, quantas vezes forem necessárias, nossas lan house não são como um cyber café encontrados em outros países dentro de bibliotecas, onde se pode tocar e folhear livros e revistas, onde se vê crianças brincando com livros, criando universos sadios desde muito, muito cedo. As bibliotecas do interior e até na maioria das capitais, no Brasil, são enfadonhas, com funcionários que nada sabem indicar, enfim, burocráticos, para um ambiente que deveria ser de pleno relax.

Portanto, vejo-me obrigada a voltar na falta de ética, na ausência total do bom senso de nossos políticos que a a priori foram eleitos para que lutassem a nosso favor, e não que ensinassem a burlar leis, a roubar e onde o enriquecimento ilícito “parece” admirável. Que país é este?!  Onde não se vê mais respeito pelo mais velho, e tantas e tantas outros bons exemplos que foram esquecidos em nome da modernidade ou de novos tempos. Respeito, educação, honestidade etc, nada tem a ver com épocas, talvez esteja muito mais próximo a ética, a ser correto. 

Lembrei-me de um livro muito bom que se intitula “Moral e Ética – Dimensões Intelectuais e Afetivas” de Yves La Taille,  e outro melhor ainda chamado “Bíblia”. A família enquanto criador tem falhado muito. Homens e mulheres que não tem a menor condição de serem pais, o fazem somente pelo prazer de terem filhos, mas se esquecem que tem o DEVER de educá-los. Mas acima de tudo, que serão para sempre o exemplo mais próximo!

Não é uma comparação, mas pelo que percebo quem pega um animal de estimação para criar, também anda esquecendo que ele é fofinho, mas vai crescer e dará trabalho e terá indubitavelmente de ser educado e ainda, que viverá por no mínimo 15 anos! A lembrança com outros episódios recentes em busca de IBOPE, que bombardeou um povo já calejado de más notícias me reportou a tal pensamento.

A frase mais ouvida em época de campanha política é: “pela ética e moral, pelo papel de opositor e bla bla bla” … Não suporto mais isso, é tudo muito sujo, muito lixo.
Na verdade, todas as éticas foram esquecidas nos bancos e nos livros das universidades ou ainda moral, ética e comprometimento esvainecem da mente com o tempo, conforme for o interesse de cada um. Aliás nem Universidade mais é preciso para se chegar a lugar nenhum. Não existe resultado de um trabalho em equipe…….. Será tudo isso verdade? Se for, vou lutar contra enquanto viver. Se há lobos soltos na floresta, não serei eu um cordeiro, porque tenho Cristo, porque quero um mundo diferente. Tenho orgulho em dizer que nunca me deixei corromper ou que tentei corromper alguém. Tenho pecados sim, todos temos. Mas não me sucumbirei a esta massa política e jornalística pobre e podre, mesmo porque entre eles existem profissionais sérios e competentes.

Enfim, a política, os meios de comunicação, a família,  detêm o poder e basta executá-lo com responsabilidade e ética, na construção de jovens saudáveis, honrados e honestos. Precisamos acreditar e fazer acontecer um futuro melhor.

Tem uma frase que encaixa perfeitamente ao meu desabafo:
A ética não é uma condição ocasional no jornalismo, mas deve acompanhá-lo sempre, como o zumbido acompanha a abelha"

(Gabriel Garcia Marquez)

2 comentários:

  1. Muito BOM MESMOO! Que jornalista você daria!! Ainda dá tempo!!

    ResponderExcluir
  2. Muito apropriado para os dias atuais...como sempre muito bem escrito..bjus

    ResponderExcluir