sábado, 25 de setembro de 2010

Relacionamentos Humanos

Homens e mulheres nasceram para um dia tornarem-se um, ou pelo menos para tentar achar essa outra metade.
Ambos passam quase que pelos mesmos processos de aprendizados, vivências, para alguns, ainda diferentes.
E as projeções que se faz do outro começam cedo. Desde a escola, tendemos a parecer mais descolado ou não, dependendo da situação, para inserir em determinados grupos, ou para chamar a atenção de alguém específico.
No trabalho, as projeções continuam, nem sempre podemos ser o que somos para que obtenhamos um bom desempenho e assim continuamos nossa vida. Chegamos ao casamento já tão habituados que nem percebemos que com a convivência diária, nem sempre será possível ser, e muitas pessoas só se conhecem realmente diante da convivência, digamos forçada de duas pessoas.
Nesta hora descobrimos que se o que sentimos e vivemos terá base suficiente para se reconhecerem, para se respeitarem e continuarem amando.
Com o passar do tempo muitos outros fatores tambem podem pesar ou deixar leve como pena qualquer relacionamento: amizade, companheirismo, respeito, sexo, interesses comuns e por ai vai... Descrever seria impossível, somos complexos demais...
E existe outro fator importante, controverso e infelizmente imbuido de preconceitos, machismo e culpam até a história da humanidade... É a chamada traição.
Quando isso acontece, uma unica vez é o suficiente, muitos se enganam e erram em esperar e dar uma segunda chance. Neste caso, ela não existe. Porque se houve a primeira já não existia respeito, confiança, é uma imagem quebrada, só numa outra imagem vc poderia ter a chance de se olhar de novo, sem ranhuras. Não ha como restabelecer uma situação diante de marcas.
E restabelecer a confiança num amigo, num companheiro, não pode ser desprezado, afinal nem todas as pessoas são iguais. Neste mundo de Deus, ainda há de ter pessoas que se respeitam e se amam.
A frase seguinte não é minha e talvez não seja muito cristã, mas a verdade neste caso, é que por mais que se queira perdoar é quase impossível, pois esta relação terá a desconfiança como companheira, portanto perdoar neste caso, de verdade seria tentar livrar das dores, pois conviver com elas, não seria saudável, trariam ainda mais cicatrizes. Porém muitos já disseram que a nossa metade está dentro de nós mesmos.

6 comentários:

  1. Relacionamento humano...o que falar? Acabei de ler um livro cujo título é: O amor é para os fortes. Trata de relacionamentos humanos matrimoniais, patriarcais e patronais. É muito mais complexo do que possamos imaginar! Por isso acho que em todo e qualquer relacionamento humano precisamos estar em paz com nós mesmos, emitindo sempre bons pensamentos e acima de tudo amando a nós mesmos. Quem se ama e se respeita é amado e consegue superar com maior facilidade e maior rapidez os estragos das tempestades. Cabe a cada um construir fortemente seu alicerce.

    ResponderExcluir
  2. O "AMOR" é algo tão dificil de ser explicado... pois o amor parte do ser humano, e este é um bixo que não podemos compreender, nada hoje em dia é certo ou errado, td depende, cada pessoa acredita em algo diferente....

    Nossa quantas vezes tive a infelicidade de escutar " antes ela(e) do que eu"....que tipo de ser humano diz isto??? É inacreditavelmente, ouvi pela última vez isto de uma pessoa que eu considerava ser integra, honesta alguem por quem eu olhava e dizia..quero ser iqual....este relato aconteceu na minha vida profissional...mas pessoas do meu convivio pessoal andam me decepcionando cada dia mais...
    ...penso que Deus olha para baixo e diz " eu criei um monstro" ...deixando bem claro que não acredito que as pessoas se achem ruins ou erradas elas acreditam que são boas e mesmo assim tem a capacidade de magoar quem elas dizem que amam....AMAR é algo muito dificil...
    Hoje tenho uma pessoa na minha vida que se chama Douglas que me fez voltar a acreditar no amor sincero verdadeiro, amor entre homem e mulher....amor de alguem fora da sua familia...alguem que escolheu te amar...espero que ele continue a me fazer acreditar...que talves o mundo deixe de ser um mundo do DEPENDE e seja um mundo que volte a respeitar não so aos que amamos mas tbm aos que não conhecemos...
    Não existe meio errado ou meio certo...as coisas são ou não são...não vamos deixar nos levar por momentos que acreditamos nos traser paz e depois ter que conviver com a dor dos outros...não é tão dificil...basta tentar!!

    ResponderExcluir
  3. As vezes é dificil nós mesmos nos aguentarmos, imagina aguentarmos outra pessoa, é uma tarefa ao mesmo tempo prazerosa e ardua, diaria, constante...
    É logico que temos que ser felizes com a gente mesmo, para sermos felizes com o resto em nossa volta, isso tudo é verdade SIM, mas a realidade é que TODO MUNDO tem seus momentos bons e ruins.
    O segredo da felicidade na minha pouca experiencia de vida, é que em toda relação, uma pessoa tem que sustentar a outra, cada um tem direito de ficar mau um tempo, depois é a vez do outro, o dificil é fazer coincidir, mas nada na vida é fácil (ainda bem) se não, seria muito sem graça.
    É dificil julgar qualquer tipo de traição, pois não temos como tomar uma decisão baseada em um fato isolado, infelizmente não é tão simples, pois em nossa volta sempre tem muita coisa em jogo: Filhos, marido,amizade, bens, trabalho...como apagar isso de nossas vidas, eu realmente admiro muito quem tem a coragem de mudar de vida, pois é fácil julgar as pessoas quando estamos de fora, pois na verdade quando acontece com a gente muitas vezes não sabemos para onde correr.
    Por isso que te admiro muito mãe, voce sempre agiu com o coraçao, e pensou em tudo em sua volta, voce é uma sábia guerreira!

    ResponderExcluir
  4. Keilinha, nossos alicerces nunca dependem de nós mesmos. Veja num exemplo simples: na construção civil, tem o tijolo, o cimento a argamassa e por ai vai, que são de responsabilidade deas empresas que os colocaram no mercado, chegam na obra, vai depender desde o servente ate o engenheiro. Então o sucesso vai depender de toda uma equipe, independentemente dos sentimentos envolvidos. Sabe que eu acho realmente que tudo nesta nossa vida aqui, é mais ou menos assim. Então posso concluir que tudo que fizermos nesta vida inconsciente ou nao ta sempre dependendo de uma serie de fatores, e por isso, o que fazemos tambem vai refletir em outos, então é melhor que simplesmete sejamos boas pessoas com atitutes boas. Quando não se consegue fechar este ciclo aparecem os dissabores, só que eles nos fazem crescer e aprimorar nossos relacionamentos pela vida. E se em tudo há um aprendizado, então vale a pena viver.

    ResponderExcluir
  5. Minhas queridas, todas as dores que estão proximas a mim, me tocam muito, mais que eu poderia desejar, porém digo a voces, que viver é passar por todas as dores com maestria, ou seja, chorem se tiver que chorar, coloque tudo pra fora, com inteligência, porém é passar pelos prazeres também com maestria, deem todas as risadas possíveis. Amem profundamente quando tiver que amar. Viva intensamente, pois o mundo é assim, existe de tudo, filtre, reconsidere o que for melhor pra voce. As vezes na vida é prciso ser egoista para ser feliz. E saibam voces que no amor, assim como em tudo nesta vida, não faz mal algum um remendinho, ele vai ficar lá, mas também vai te lembrar que vc conseguiu reconstruir.

    ResponderExcluir
  6. Tia Edith, sem sombra de dúvida necessitamos trabalhar em equipe. O ser humano não é uma ilha e mesmo que fosse, necessitaria do mar, dos pássaros, do vento...O sucesso ou o fracasso não é de um só. Mas, ainda acho que Deus nos deu o poder de escolha. Somos engenheiros de nossas vidas e escolhemos a equipe que trabalhará nesta nobre construção.

    ResponderExcluir