terça-feira, 19 de outubro de 2010

Espelho da Alma

Hoje conversando sobre tristezas que podem ter invadido a vida de alguém que amamos, recordei de várias passagens da minha vida, que me entristeceram muito, mas que também ao mesmo tempo, hoje, percebo que me fizeram crescer muito tambem. Me lembrei também de um romance que li no hospital no início deste ano, um livro que estava naquele quarto e que não era meu, e comecei a folhear, era um romance que se intitula "Imagem no Espelho" de Danielle Steel, e outros, e outros e quando vi, aqui estava eu escrevendo o que me passava na alma:

Na maioria das vezes olhamos no espelho, para olhar nossos rostos, cabelos, maquiagem e umas outras infinidades de detalhes. É a ilusão, a vaidade que nos leva, diariamente a nos observar.
A maioria das pessoas continuam fazendo, simplesmente assim, ate o final dos seus dias. Nada contra. A ilusão e a vaidade fazem parte de nossas vidas e em muitos momentos nos ajuda a seguir em frente.

Porém chega um momento que é preciso dosar, repensar, pois o próprio conceito de ilusão já diz muito: A ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção. Já a vaidade, se existe um equilibrio entre o orgulho e a soberba, é menos destrutiva, porque na maioria das vezes é simplesmente o desejo de atrair a admiração ou o desejo do outro.
E tudo isso caminha bem até um certo ponto da vida. Afinal, temos que saber envelhecer, e isto acontece exatamente do momento em que nascemos. Por isso é tão importante vivermos todas as fases da vida que nossa idade oferece.
A nossa vaidade acaba por nos impedir de demonstrar, de externar nossos sentimentos e algumas ilusões no sentido de mudança pode nos trair ferozmente. Quantas vezes vi pessoas mudando toda a decoração de uma casa, todo o guardaroupa ou em casos que considero mais grave, regimes drásticos, na expectativa que suas vidas mudarão automaticamente, que todos os problemas serão resolvidos. Só que tudo isto, sozinhos, nada resolve, e aí pode vir o isolamento, a ausência do humano, e a alma se esfria, a vaidade envelhece, as ilusões se entristecem e assim se sentem perdidos, sozinhos a espera de um milagre.
Só que este milagre não virá do outro, neste caso ele só virá de nós mesmos. Ele está dentro de cada um de nós. É chegada a hora de olhar no espelho sim, só que no da nossa alma, de enxergar além da imagem que se vê, muitas vezes distorcida, é tentar ver o que o reflexo que sua vida causa em voce e no outro.
E se por um acaso nesta hora vc ainda ver uma ruguinha em seus olhos, use-a para compreender e amar.
Afinal o começo delas, e algumas protuberâncias a mais ou a menos, não fazem a menor diferença, isto significa apenas que voce tem vivido, que está viva e que teve saúde pra chegar ate este momento. E que a qualquer momento da sua vida, jovens ou velhos, você tem direito a escolhas e a recomeçar se for preciso. O recomeço pra ninguem é fácil, mas tudo começa com um simples passo, o seu, ninguém o dará por você. Pegue as rédeas de sua vida e segure firme. Creia em você e no altíssimo, e tudo será possível.


Hoje ouvi uma musica evangelica muito bonita, ela se chama Vaidade, a cantora é Heloisa, tem um pedacinho que diz assim:

O que eu preciso, os homens não podem dar
O que eu preciso, a prata não vai comprar
O que eu preciso, o mundo não pode dar
O que eu preciso, é habitar contigo, ó Deus!

7 comentários:

  1. Ehh...Eu estava pensando em reformar e decorar a casa, mas acho que posso deixar isso pra mais tarde, rsss. Vou reformar e decorar minha alma! Fantástico!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Este texto ficou muito bom, correto, mas gosto mesmo quado você está indignada, e dá umas porradas,risos. beijo

    ResponderExcluir
  3. Que lindo mamãe! Tenho tanto orgulho de seres minha mãe! Sua história esta parecendo um livro que estou lendo: "Comer, Beber e Rezar". Vou levar para você e a Kellinha ler. TE AMO!

    ResponderExcluir
  4. Minha querida irmãnziha, que belas palavras, se todo mundo à conhecesse diria que tudo que tu estás atravessando épocas difíceis agora,mas Deus está pronto para abençoar de uma maneira que somente.
    Ele pode fazer.Mantenha-a fé.
    te amo muito e queria ter um pouquinho de sua sabedoria para ser melhor e aprender a ter mais fé e saber que a vida vale a pena. beijos irmã grude.

    ResponderExcluir
  5. Olá minha prima, gosto muito de ler seus textos.
    Tem um fundo psicológico muito grande em tudo que vc escreve.Uma vez te perguntei se faz terapia para ajudar a carregar sua cruz, vc disse que não. Realmente com a cabeça que vc tem não necessita deste tipo de ajuda.Basta uma auto-
    análise e a FÉ que vc tem, tudo se resolve. Parabéns minha querida, continue, vai enfrente.

    ResponderExcluir
  6. Minha linda Edith, ler seus textos é viajar até seu coração sentir a luz da sua alma e habitar nos bosques do seu jeito de ser, o bom Deus a conserve sempre assim, um beijo de quem a quer mto bem, sua sempre, Irmã Selma

    ResponderExcluir
  7. E voltando, quero disser que vou olhar em outro espelho, pois o meu não anda muito bom não, presisa de uma reciclagem, mas vou tentar ver minha imagem diferente,pois as vezes sofro por motivos que no seu espelho, não tem significativos,presiso reciclar para viver melhor. beijos

    ResponderExcluir