domingo, 28 de novembro de 2010

Incredulidade e intolerancia

Apesar do veto já sofrido ainda assim resolvi publicá-lo, pois estas são hoje, "as minhas letrinhas", o prazer que tive em elaborar, não pode ser em vão. Aí está. Compartilho com voces.


Em alguns momentos de nossas vidas ficamos introspectivos e isto acontece sempre quando sentimos a necessidade de nos conhecermos melhor interagindo com nossas emoções, num estudo de auto-análise, às vezes com um objetivo fútil mas às vezes, nossa última esperança de salvação.

Conhecer nosso estado mental e assim elevar nossa consciência a um nível superior ao do presente instante em que nossos pensamentos possam tomar formas maiores que a nossa capacidade para interpreta-los. E no embate entre nossas memórias visuais, nossas crenças, o que ouvimos, falamos, procuramos uma resposta nem sempre possíveis, bem provável por falta de conhecimento, seja tecnico, científico, uma infinidade de conceitos culturais que nos impedem a chegar a alguma conclusão.

A melhor forma, para mim, é escrever, colocando para fora todas minhas perguntas e ao mesmo tempo tentar responde-las. E se não conseguir, não terá importância, não me estagnei, tentei, e já terá valido a pena.

Termos como incredulidade, intolerância, razão e ética, mal e corrupção, às vezes faz com que minha mente navegue por mundos que talvez nem existam. É realmente como um cruzeiro, em um navio de luxo, que apesar da aparência segura, as águas por onde navega nem sempre são tranqüilas, podem ser tortuosas para quem nele navega, tranquilas ou não, assim como pode naufragar ou vencer a tormenta.

E neste universo que é a mente humana, retorno a um tempo de grandes mudanças, percebo que sempre houve erros graves e acertos brilhantes, como na intolerância da igreja catolica, com erros xenofóbicos, sanguinários e vingativos, onde até hoje obriga ao Papa desculpar-se por eles, ou como no Islamismo até nos dias de hoje, através de sua bandeira promovem barbáries em nome do direito divino.

Estes são pequenos exemplos, mas sabemos que existem aos milhares no passado, assim como sabemos que destes erros, assim como que nas grandes guerras foram tirados ensinamentos riquíssimos, de grandezas incontestáveis.

Porem o ser humano teima em continuar em seu mundinho particular e egoista. Se todos procurássemos evoluir, por menor que seja o passo dado, talvez salvos seríamos de intolerâncias e seriamos mais crédulos.

E nesta viagem sem fim da mente, pergunto-me se a inteligência é nata ou é uma questão genética, não sei a resposta, pois acredito, que também possa ser um conceito pessoal, variando de pessoa para pessoa.

Acredito fielmente que Jesus é infinitamente mais inteligente que todos, e pregou todo o tempo a igualdade, mas o que seria este igual, já que os homens não querem ser, uns querem ser sempre mais poderosos que os outros. Será então que neste quesito Jesus pregou em vão? Não acredito, pois uma vez uma semente plantada, ela há sempre de germinar, basta enterrá-la? Às Vezes, em outras há a necessidade de verificar o ph da terra, da retirada da erva daninha, do adubo,e da água. E se trazemos isto para nossa vida e interpretarmos cada problema, cada situaçao como sendo esta semente, acredito na obtenção de bons frutos.

Portanto acredito que Jesus falava de uma igualdade diferente da palavra que existe no dicionário, Ele não quiz dizer, faça de sua vida uma matemática simples, onde 2 + dois são 4. Acredito mesmo que Ele nos disse, lute para que seja um homem bom, sedes humilde e saiba ouvir independentemente de quem seja o outro, e se disposto a dialogar entenda o coração, não seja egoista para com o outros... matematicamente como muitos querem a vida, só teria um conselho nesta conclusão, e que eu mesma não esqueça, que é a equalização da vida, a balança entre o bem e o mal, a balança da incredulidade e da fé e assim sucessivamente.

Se cada indivíduo pudesse ou tivesse condição e vontade de melhorar, tudo seria mais fácil, mas a verdade é que a natureza humana gosta e aprova todas as controvérsias, ou se tudo de paz fosse, talvez tambem perderíamos o sentido de viver. Porém ainda assim acredito que os "mass-media", grandes intelectuais, as religiões podem contribuir por um mundo melhor. Homens como Richard Dawkins, Umberto Eco e Noam Chomsky, considerados hoje como os maiores intelectuais da atualidade, poderiam e muito colaborar, mas à medida que se intelectualizam, mais distante de Deus e dos homens ficam, sempre me pergunto a razão de tudos isto. Seriam as falhas entre o que a biblia diz e o que a ciência diz? E daí? pergunto eu. Todos os livros sagrados foram escritos por homens e nos somos passíveis de erros,e na minha pequena cabeça, simplesmente imagino que um apõstolo exagerou em alguma passagem, assim como nós mães um dia exageramos em alguns conselhos aos nossos filhos para que um mal maior não acontecesse. Simples assim, porém esta simplicidade seria indubitavelmente motivo de riso para muitos, mas não me importo. A vida tem que ser simples, sincera... Mas também sei da importância da ciência e de homens como estes, porém eu SINTO que Jesus é soberano! E acredito que um dia Ciências e religiões se dêem as mãos.

Esta incredulidade, que nada mais é do que uma recusa no crer, nasce da rejeição pela simples conveniência do ser humano em muitos casos. É impossível sufocar uma verdade, se a simples existência dela, nos obriga a conviver com ela diariamente. Então que sejamos simples, verdadeiros, sem rodeios, sem mentiras... Isto não e fácil, faz doer muitas vezes, porém por pior que seja uma verdade com o passar do tempo descobrimos que o mal causado no presente é o que te fará crescer no futuro.

Sei, que precisamos de obras divinas no coração, de uma mente aberta, para que afeições não sejam afetadas, por isso para que semar a dúvida, se ela geralmente advém de uma fraqueza, e desta fragilidade, aproveitam pessoas e circunstâncias para em nós prevalecer, pois o que vivemos e a teologia parecem não se harmonizar, mas vejam bem, só parecem, o cérebro humano é complexo sim, mas é harmonioso, é regido pelos nossos pensamentos, creio eu, se conseguirmos este equilibrio no pensar, tudo o mais será passado logo.

Existem duas frases que me ajudaram no dia hoje e que vieram de encontro a tantas letrinhas que pela minha mente passaram: a primeira é de São Francisco de Assis "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível", a segunda é de Clarice Lispector: "escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada.

2 comentários:

  1. MInha querida amiga, quisera sentar ao seu lado e conversar horas sem conta...há um mundo espetacular dentro de vc, horizontes largos sem obstáculos, mente arejada e bom senso reflexivo, gosto do seu estilo, sem policromia em demasia, só cores no tom certo e no lugar exato. Sou sua fá um beijo de céu, sua sempre amiga do coração Irmã Selma

    ResponderExcluir
  2. Maria Edith, gostei do texto. Parabéns...
    continue, você vai longe.Um grande bjos no seu coração e de todos.

    ResponderExcluir