sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Voltando para Casa

Um Transplante de Medula Óssea (TMO)consiste basicamente em internação, colocação do cateter, biópsia da medula, condicionamento (quimio e/ou rádio), recebimento da nova medula, e a espera dos primeiros resultados de exames para saber se a medula esta reagindo ou não. Nesta espera cada paciente reage de uma forma, cada caso é unico, inclusive na forma de reagir no comum a todos.

Quando fomos para Curitiba em Junho de 2010, para a realização do TMO de minha filha, havia uma ansiedade, um medo do desconhecido, e também havia muita esperança e fé.
Lembro-me da internação, da dificuldade imensa de deixá-la no hospital, da espera angustiante do horário liberado para vê-la... Lembro-me de cada fração de segundo que me pareceram uma eternidade. Do recebimento da nova medula, 08 de julho, até o dia da liberação para passear em casa, da alta (hospital_casa em Curitiba) e depois na convivência diária com pessoas passando pela mesma situação. Todos ali são também doutores em algum dado, magnésio, neutrofilos, leucocitos, hemoglobinas, plaquetas, doença do enxerto contra hospedeiro, citomegalovirus etc, ou seja cada um passa a se interessar obviamente aos numeros que seu organismo esta mais sensível. Esta é a realidade dos primeiros cem dias de um transplantado.

Porém, paralelo a tudo isso, vão acontecendo naturalmente, amizades que mesmo não se vendo mais, devido até mesmo, em alguns casos, a grandes distancias, que fazem bem, onde se compartilhou, dores, alegrias, esperanças...uma infinidade de sentimentos, muitos deles desconhecidos até então, porém que fizeram valer a pena cada segundo desta convivência.

Quando os Cem dias vão se aproximando, a ansiedade do retorno a nossa casa, vai aumentando na mesma proporção da angustia que toma conta da gente, em deixar aquela segurança, de estar ali, bem pertinho dos medicos e do hospital que mudou nossas vidas para sempre.
É muito difícil explicar isto, porque cada pessoa interpreta de uma forma este retorno. Pois no fundo sabemos que temos de continuar a agradecer a Deus por todas as dádivas, por ter nos dado ombros para sermos fortes. E por mais que estamos concentrados no que esta acontecendo ali naquele instante, fatores externos a todo este cuidado, acabam por interferir e confundir sentimentos. Só que o foco diário não pode ser dissipado e apesar de tudo, de ter tido grandes lições de vida, de ter vivido e presenciado que em certos momentos da vida, só existe uma forma de continuar andando e que a célebre frase: um dia de cada vez é real e verdadeira, temos que encarar o fato, que é preciso voltar e recomeçar.

E é recomeçar mesmo, foram 4 meses de ausencias do mundo, onde só o transplante fazia presente. Voltar para casa significa, a continuação dos cuidados e toda sua vida que voce havia deixado. Agora é preciso conciliar tudo.
De qualquer forma, a alegria é imensa, a satisfação de estar deitada em sua cama, no seu travesseiro, junto de todas as pessoas que amamos não tem preço. Mas infelizmente existe o medo.
Este medo vai passando aos pouquinhos, bem devagar. Voce se pega "n" vezes observando se tudo esta bem mesmo. Os cuidados em nossa casa, para mim é maior, exige uma maior concentração. Existem muitos fatores que interferem nesta concentração e devemos aceitar todas. Faz parte da celebração da vida esta continuação.
Hoje estamos em casa, fazem 135 dias desde o recebimento da nova medula, isto significa, 135 dias de uma nova vida, de esperanças concretizadas. Isto é importante, tudo o mais pode esperar. Temos até Julho de 2011 de cuidados importantes para uma vida futura saudável. Mas o que é um ano na vida de um ser humano, se pode vivê-la intensamente por todos os outros anos que lhe forem permitidos por Deus!

Agradecemos, a Deus acima de tudo e de todos,ao doador anônimo da Kelly, a todas as pessoas que nos ajudaram a conseguir que mais pessoas doassem sangue e plaquetas, a toda equipe médica e de enfermagem, aos dois anjos de guarda da Assistencia Social, a todos diretamente envolvidos com TMO do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, ao Dr. Adilson em Uberlandia, a todos os amigos que fizemos um abraço enorme; quando escrevemos nomes corremos o risco de não sermos justos, por outro lado algumas pessoas tem que ser mencionadas, como O Pastor Nilson e a Cristine, a Jessica e toda sua família, a enfermeira Gabi, Gelson e Roze, duas pessoas que me apoiaram e me deram ombros quando tive problemas maiores que podia suportar, enfim estas dentro de muitas outras ficarão comigo para sempre.
A amigos que só de saber que estavam ali mais perto de nós, já nos ajudaram muito, como a Ana Cristina, o Vitinho e a esposa, a tia da Ludimila...
A toda minha família que sem o apoio de todos eles tudo teria ficado mais difícil, em especial a minha irmã Maria de Fátima e a minha mamãe, a minha eterna gratidão por tudo, tudo!
Ao meu marido, às minhas filhas, aos meus genros Otavio e Douglas, não preciso dizer nada porque eles estão inseridos em todo o contexto, nas alegrias e tristezas. Fomos um só nesta fase de nossas vidas!
Obrigada a todos pelo carinho e apoio.

3 comentários:

  1. Querida Edith, tenho acompanhado tudo pois sei como meu Daniel ajudou indiretamente na força para o transplante da Kelly. Só tenho a dizer que fico muito feliz por voces estarem em casa e o mais importante, estar bem. E deixo aqui minha sicera admiraçãopor voces que juntos estão vencendo essa parte tão dificil que é o pós transplante. Que Deus continue abençoando a Kelly e toda e4ssa familia maravilhosa...e no mais como dizia Daniel ta tudo lindo o resto é só ALEGRIA!...
    Beijos com carinho
    Val

    ResponderExcluir
  2. Val, obrigada. Voce eu sei que sabe ate da dificuldade de se escrever sobre esse emaranhado de sensações. Penso em Daniel tocando harpas por ai. Foi ele mesmo, que sem saber, me deu muitas forças. Beijo Val, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Eh realmente é um turbilhao de emoçoes não ha como descrever em palavras tamanha felicidade e gratidao a todos que estiveram junto com a gente nesta batalha, e não tenho dúvidas que iremos chegar em julho de 2011 vitoriosos, pois sera o final e o NOVO começo de uma vida maravilhosa e abençoada!!! OBRIGADA DEUS!!!

    ResponderExcluir