segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo

 O ano de 2010 foi para mim um ano muito conturbado, de provações e aprendizados. De sofrimento e alegrias, foi um misto de experiências inimagináveis, apesar da fascinação  pelo progresso, estamos, todos,  aos poucos,  emergindo da subjetividade, e graças a estas provações cresci no voluntariado, na tolerância e nas diferenças. Este é um processo constante e graças a Deus ele é e deve ser assim, porque na verdade nunca estamos prontos, temos sempre alguma coisa a aprender, algo a renovar, o que paradoxalmente acaba por descortinar novas lutas, e este é o ciclo da vida, este é o belo e assim deve ser.
 Conheci bem de perto uma pequena depressão onde ainda requer uma luta constante contra o que me oprime, o que me machuca, e nesta luta diária percebo ainda mais a necessidade de agradecer a Deus por conhecer melhor as pessoas e de descobrir novas visualizações da vida.  Aprendi e assim continuo,  que não se deve perder tempo em sofrer pelo o que ainda não chegou, não aconteceu.
 Com relação ao transplante de medula óssea da minha filha, sofri demais pelo o que podia acontecer, não só com o transplante em si, mas com tudo que somos obrigados a deixar por um bom tempo, como o marido, as outras filhas, uma estabilidade de vida, o comodismo humano, etc e assim muitas sombras aparecem e nos temorizam e sofremos por perceber nossas fraquezas e nossos medos,  e estes quando nós o enfrentamos, vemos que não era o fim do mundo, muito pelo contrário, era e está sendo o início de uma nova vida, com esperanças e boas expectativas. A vida realmente é um dia de cada vez. Esta é a essência. Esta é uma verdade que ainda estou aprendendo a vivenciá-la. Minha filha está muito bem, minhas outras filhas também e meu marido continua do nosso lado, como sempre o foi. Ou seja, o temor ao que não aconteceu é muitas vezes inaceitável, porém, ele existe, infelizmente, e temos que enfrentá-lo, com fé e coragem, sempre!
 A espera deste ano de 2011 traz-me a sensação que será de paz, de esperanças e de muito amor. Ao aguardar esta passagem, tento me imbuir de bons pensamentos e de fé, o que me faz lembrar que Jesus nos disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância", e isto é inimputável. Fica claro para todos nós cristão que precisamos beber destas palavras e que façamos em abundância mesmo! Muita saúde, muito amor, muita paz, compreensão... Mas para recebermos é preciso ANTES dar, estar a disposição, perdoar, amar e alimentar carne e espírito do necessário para receber desta abundância.
Portanto também não devemos encarar somente como uma passagem, não é simplesmente um adeus ao ano velho e nem tão somente desejar um feliz ano novo, é preciso estarmos juntos e de mãos dadas, não somente com nossos familiares mas com todos que estejam precisando. É preciso haver troca, é preciso estender a mão. E assim espero que tenha sido o Natal para todos, um reencontro com Cristo. Comemora-se o aniversário de nascimento de NSJC, e nesta data,  a comemoração deve ser diária. Porque o dia 25, historicamente foi uma escolha por coincidir com a Saturnália dos romanos, festas germânicas e célticas, festas estas pagãs e a Igreja viu aí a oportunidade de cristianizar a data, mas não devemos importar com fatos, pois o importante é que é  o aniversário de Jesus e devemos comemorar e que estejamos sempre imbuidos de muito amor. Este é o espirito de Natal. E com este mesmo amor ao próximo devemos continuar.

Por tudo isso, é que vejo que tenho tão somente que agradecer pelo ano de 2010. Tudo vale a pena. Tudo é aprendizado, tudo faz parte da nossa caminhada e quanto melhor aceitarmos, melhor será para continuar para seguir em frente!
 E neste respeito ao outro, e em outros povos,  lembramos que a festa do ano novo apesar das diferenças culturais, tem o mesmo espírito de fé e esperança. Começando pela  ceia de Ano Novo que traz para muitos  outros  significados, elas geralmente são fartas se comparadas ao dia a dia, o arroz que é uma semente que simboliza riqueza, a fertilidade,  e ainda há países que só consomem alimentos brancos;  a champagne  pela pureza,  se de qualidade , por isso a preferência pelas francesas, as lentilhas pela sorte, a carne suína por prosperidade, a romã que é símbolo de fartura e fertilidade, as uvas e o vinho que traz positivismo e otimismo e ainda   há fogos de artifícios que são belos aos nosso olhos, o que reflete a felicidade e a esperança no coração de todos, e assim existe o desejo em todos nós de boas novas, independente da raça ou credo.
Ano Novo começa sempre com o equilíbrio entre a confraternização e Paz. Então deixemos o ódio, a ironia, as diferenças para trás.  Sabemos das guerras, mas também vamos acreditar no diálogo, e sobre isso conhecemos a célebre frase de Kofi Annan
"Eu vejo que o diálogo é a chance para as pessoas de diferentes culturas e tradições se conhecerem melhor, estejam elas em lados opostos do mundo ou de uma mesma rua".
E em   2 Cor 5:17 temos "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo".
Portanto desejo a todos nós, que sejamos uma nova criatura, o velho já passou, tenhamos Fé e Diálogo, e desta forma, não teremos dúvida, teremos um excelente 2011.

Portanto, amigos convido voces a orarem:
Senhor!
Nós agradecemos pelo ano de 2010, e pedimos por todas as pessoas que passam por provações nesta terra, olhai para as pessoas que sofrem nos hospitais, nas prisões,  nos que se sentem aprisionados de alguma forma, pelos pedintes, pelos moradores de rua que passam frio e fome, e por tantos outros menos favorecidos que precisam de Ti Senhor.
Pedimos pelos preconceituosos, para que estas pessoas vejam no próximo tão somente o ser humano que é, que todas as religiões se unam em Nome de Ti. E  agradecemos ainda  por estarmos aqui e agora no curso de nossa jornada, que todas as famílias permaneçam unidas. Que sejamos abençoados conforme for nosso merecimento.
Eu Senhor creio em um ano novo de bençãos, porém se de mim as adversidades se aproximarem, tenho certeza, nada temerei, eu as aceitarei porque sei que Tu estarás comigo, sobre meus ombros nada pesará. Porque suas bençãos continuará.
Abençõe  e console ainda Senhor, mães, pais e filhos que perderam seus entes queridos, eles estão com toda certeza ao lado de Ti. E como a vida continua, nasce, como nascerá o ano de 2011, pedimos mais uma vez Sua Benção para todas as nações, para todos os povos, com Fé e diálogo.

Que todos os corações se alegrem e se confraternizem.

Feliz 2011!

9 comentários:

  1. Muito bom!!! Realmente tenho que concordar que este ano foi de muito aprendizado, de muita fé, surpresas (boas e desagradaveis), mas principalmente de união. Pessoalmente só tenho o que agradecer, pela família e amigos maravilhosos que tenho.
    Que 2011 venha com muito amor, compreensao, e acima de tudo muita fé!!! TE AMOOO!!!

    ResponderExcluir
  2. Oh God! Muito bom. Admiro a coragem de dizer o que vai na alma. Estou precisando disto. Obrigada por este texto hoje!

    ResponderExcluir
  3. Maria Edith que texto lindo. Lendo-os passo a te admirar cada vez mais. Tudo que vc escreve é com muita clareza e muito profundo.Voce é uma pessoa abençõada por Deus. Soube muito bem ultrapassar todas as barreiras que vc deparou na sua vida com muita tranquilidade e resignação. ANO NOVO, FÉ, SAÚDE e PAZ para todos nós. MILADY

    ResponderExcluir
  4. Este ano ficará para sempre, teve alegrias e tristezas e muita esperancas. Como vc disse foi muito aprendizado que ainda talvez nao absorvemos tudo mas amanha quem sabe... Um beijao

    ResponderExcluir
  5. Ja passa das 4 em Portugal e ca estou eu a procurar um texto de ano novo para minha esposa que passeia em parentes no Brasil. E olhe o que achei, este texto maravilhoso, rico demais em sinceridade, um texto de querer amar, de querer vencer, de querer enfrentar, e eu te digo TU PODES! Tu ja vencestes! Tu ja absorveu todo aprendizado, este e o caminho, o do amor fraternal. Por isso tomei a liberdade de enviar o link a minha esposa. Sei que ela vai amar. E te digo: Muito obrigado e em nome de toda familia, te desejo tambem um Feliz Ano Novo, e te digo mais, do amanha voce sabe sim, Deus permite a todos nós esta fé e esta concretização. Foi um prazer.
    Família Zickermann. Lisboa, Portugal.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Maria Edith, fiquei muito feliz com a coincidencia. Alguns meses atras minha irma que estava comigo, me mostrou um texto seu e eu adorei se chama Uma estoria abençoada. E ela deixou para mim, no meu computador só para eu clicar varios blogs . Veja bem, agora estou aqui em Sao Paulo, meu marido me envia um texto de Ano Novo seu, estou muito feliz e agradecida. Temos 62 e 64 anos, e é pena que não descobrimos antes esta maravilha de internet. Feliz Ano Novo para voce tambem.

    Lúcia Colb Zickermann

    ResponderExcluir
  7. Tia Edith,

    Você conseguiu passar pelas adversidades da maneira mais bonita: contribuiu para minimizar o sofrimento alheio através de suas belas palavras. Você nos permite viajar pela sua alma.
    2011 será um ano de mais tranquilidade, mais equilíbrio e serenidade.

    2011 beijocas.

    ResponderExcluir
  8. Ual mamãe. Quanto orgulho de ser sua filha! Você não toca somente a nós. Você propaga fé e esperança. Fique com Deus. Marininha

    ResponderExcluir
  9. Minha linda, sábia irmã edith, lendo seu blogs pela 5 vez para ver se asimilo um pouquinho de sua inteligencia, por tudo que passaste no ano 2010, ainda acha que tudo é um aprendisado, isto é fé esperança e quem sabe uma fôrça sob-natural que só deus pode dar aos seus filhos, voce minha irmã os momentos de tristezas em minha vida lá esta voce para me dar aquela passada de mão na nuca, em forma de carinho como se falasse, calma vai passar, os meus problemas são maiores do que os seus, estou aqui de dando as mãos. beijos de quem te ama de verdade.

    ResponderExcluir