segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Perseverança e Sobrevivência

Pediram-me um texto alegre, porque parecia que estava sempre triste... Não estou. Sou como as demais pessoas, só que socialmente, não apresentam os fantasmas que os cercam.
Escrevo no momento, tristezas e dúvidas de pessoas que sofrem com doenças, com casamentos, com filhos...... além das minhas próprias fraquezas e dúvidas......por isso abaixo falo do que me veio a mente, sem correções, tal como nasceu.
A perseverança e a sobrevivência estão para a vida , assim como a vida sem  iniciativa e a conquista de ambas, acabam por perder verdadeiros significados durante nossa existência. É também estarmos firmes, constantes naquilo que almejamos ou acreditamos, seja num sentimento ou na vida profissional. Sempre haverá dificuldades, mas só conheceremos os êxitos se nunca desistirmos de nossos sonhos ou objetivos.
A sobrevivência é o auto-subsistir. E se autorizarmos que ocorra uma  dissolução de tudo que acreditamos, deixaremos automaticamente de existir, por isso a necessidade da quebra de bloqueios, da quebra de qualquer preconceito, de esquecer o negativismo e focar em resultados positivos. Por isso pela sobrevivência há de se perseverar.
O problema é que quando levamos o aprendizado para  prática, descobrimos que  a teoria nem sempre é possível de ser aplicada. Todos sabem que sonhos e objetivos são a essência que nos impulsiona a continuar. Porém, o dia a dia, vai quebrando partículas ínfimas que nem percebemos. E quando acordamos já não são partículas, são cacos que já não são possíveis, se não houver lutas,  de serem restaurados. Nesta hora é que nos conhecemos melhor, e ao outro também. Se nascer daqui forças para renascer, recriar, e conseguir enxergar um ponto de luz, e assim encontrar forças para alcançá-lo, então sim, estarão conhecendo o nosso valor.
A restauração,   ela não é indolor e muito menos cor de rosa, ela simplesmente, deve ser primeiramente para a cura da alma, quieto, até que o amor a Deus, o amor próprio e o amor de sua família, faça fluir em nós a força  para dar o primeiro passo, e assim será, um dia de cada vez, e se necessário recomeçar, que o faça, a cada manha, a cada necessidade, ate que um dia possamos ver que neste passo a passo, deixamos pelo caminho sementes que nos alimentarão, já com frutos num futuro. O tempo deste futuro será determinado pela nossa força, pela nossa coragem de olhar para o mundo de cabeça erguida, sem temer. 
Se assim nos comportarmos não estaremos só sobrevivendo, mas sim vivendo, e desfrutando do belo que a vida nos apresenta. 
Perseverar é adequar ao que nos é apresentado, se alguma coisa der errada, tomaremos como aprendizado, como oportunidade de crescer, sem medo de ser feliz, pois para tomar posse da felicidade há de termos competência com avaliações criteriosas da nossa própria vida e dos que nos cercam. 
Ao contrário do que muita gente diz que para ser feliz basta sorrir, felicidade é um estado de espírito, portanto devemos dele tomar conta, não deixar que adoeça, pelo contrário, ela é trabalhada através das escolhas, às vezes é preciso primeiro chorar, para depois sorrir, e não temos como fugir, e se querem ser felizes, todos nós devemos diariamente exercitar em ver o que de positivo há no outro, e neste exercício, sem dúvida há de sermos felizes sempre. Não é um exercício fácil, quando a alma requer cuidados, mas é sem dúvida salutar, é a perseverança a uma sobrevivência feliz.

Um comentário:

  1. Realmente felicidade é um estado de espirito, são pequenos momentos, pequenos mimos que fazem a vida valer a pena!

    ResponderExcluir