domingo, 25 de novembro de 2012

Resiliente




Sou observadora de natureza, não do que se veste, não de decoração, mas de pessoas, às vezes me pego a olhar, como se fitasse um vazio, porque não sei, na verdade o que fazem, mas como reagem talvez, nem eu mesma sei explicar.  E talvez seja este motivo que não consigo me ligar totalmente em novelas, porque sei que foi ensaiado, treinado, dirigido;  gostaria de ver a coxia.

Por isso tenho tanta fixação  pelo o conceito psicológico da palavra resiliência. Nós a herdamos da  física e a transformamos naquilo que todos buscamos, que é a capacidade de lidar com nossos problemas, transformar obstáculos em aprendizado, superar traumas, dores, fracassos etc, enfim, grandes oportunidades para nos tornar em seres humanos melhores, e por que nem todos conseguem, está exatamente aqui a resposta “resiliente”, a capacidade que está dentro de nós para adaptação às mudanças  e voltarmos ao estado natural, é nossa a nossa flexibilidade em lidar com o desconhecido.
Essa energia desconhecida que nos impulsionam a seguir, é maravilhosa, pois geralmente é extraída de um profundo auto conhecimento, de um resgate doloroso, nosso, com a gente mesmo!

A abrangência de tudo isto está em todos os setores da vida, os consultórios estão cheios de pessoas à procura deste resgate, em todas as especialidades, as empresas, nacionais ou não sobrevivem desta capacidade de seus cooperadores, um ator que sai de um papel de mocinho para um de vilão tem que fazer esta travessia ou ele não terá sucesso; é isso que fazemos o tempo todo e cada um no seu tempo e com sua capacidade, e aqui mora o perigo, está tudo rápido demais e este processo também tem que acompanhar ou corremos o risco de nos perder em divãs ou de sermos abocanhados pela concorrência.

Veja o caso da Vale, que não vou nem tentar explicar aqui, é muito pra minha capacidade, pois como a maior empresa privada do país pode terminar com um prejuízo bilionário, em disputa de poder, corrupção, etc. Vale a pena acompanhar porque são seres humanos de nacionalidades diferentes, portanto culturas totalmente diferentes num jogo que não se sabe como terminar. Ganância? Poder? Como dar a volta por cima de uma situação financeira, empresarial e pessoal? Como acreditar em generosidade neste meio? Será que aqui poderia ser, a minha palavra predileta,  aplicada? Não sei.

Na vida pessoal, sei que tem jeito sempre, para mim basta querer e acreditar. Porém alguns casos me fazem arrepiar e rever meus conceitos, pois se julgo ou se uso de idéias já estabelecidas corro o risco de mais uma vez fazer uma análise pessoal para que me torne uma pessoa melhor, como pode uma pessoa cadastrar num banco de sangue para ser um doador de medula, por livre espontânea vontade, e quando chamado,  e isto só acontece depois de vários testes de compatibilidade, negar a doação e esta pessoa vir a óbito  dias depois. Estórias como esta me faz pensar se tudo na vida tem como aplicar a resiliência, é provável que sim, se lembrarmos o que Jesus fez por todos nós, mas ao mesmo tempo aprendemos que nem tudo na vida será fácil a transformação, a recuperar o estado natural. Nossas atitudes serão para sempre um peso leve ou pesado, portanto sempre estará em nossas mãos  tais transformações. Se cairmos em tentações, podemos sim transformar em pessoas melhores, mas com certeza o caminho de volta será mais doloroso e difícil.

Por todas estas coisas que é muito bom visitar um presídio, uma favela, olhar com mais amor para o próximo, e desejar que nosso governo importe mais com o grau de êxito do que viver medindo seus esforços para conseguir algo, pois afinal o que irá refletir no futuro é o êxito e não o esforço.
Nossas crianças estão, pela pressa dos pais em conseguir algo melhor, sendo deixadas de lado, vi isto claramente, em fato recente, quando um mãe acabou por fazer todo o dever de casa para o filho, para terminar um trabalho pessoal, e naquele instante ela perdeu a chance de fazer com o que filho pensasse, exercesse seu grau de autonomia em suas tarefas.

Os exemplos nossos são o de melhor que deixamos para nossos descendentes. Tínhamos que pensar mais nisto.

O Brasil tem acertado em muitas coisas e errado feio em outras, um exemplo singelo que li recentemente: cerveja de chocolate e outras. Temos 50 tipos de cerveja trancadas pela nossa burocracia, no entanto cerveja com as mesmas especiarias, importadas estão sendo vendidas. A incoerência de nossa burocracia está em todos os níveis.

Mas sem dúvida o que mais rebaixa nosso povo é a corrupção. Mas é muito engraçado, dar dez reais ao filho para comprar um sorvete simplesmente porque quer ler um jornal ou ficar no face sossegado, é o que senão corrupção. Dar cincoenta reais ao guarda de trânsito é o que senão corrupção, arrumar um atestado falso para não ir ao trabalho, é o que senão corrupção… haja reticências para estes exemplos. Devemos mudar nosso comportamento, nossas crianças. Devemos mudar a educação no primeiro grau, urgente! Depois se nada fizermos, só nos restará brigar com um congresso falido e corrupto, para sempre.

Finalmente, outra notícia que não gostei de ler, uma grande executiva voltar ao trabalho somente duas semanas depois de ganhar seu primeiro filho. Concordo que não precisamos de 6 meses, mas 15 dias me chocou! É preciso mesmo achar um equilíbrio entre a vida familiar, pessoal e profissional. Nossas crianças é o futuro deste planeta e não são bichos de pelúcia. Aliás aproveitando a oportunidade é bom lembrar que os animais não ficam bebê para sempre, se nós os pegamos é para sempre!

Bem, desta miscelânea de coisas que li, vi e ouvi e  passou pela minha cabeça hoje, espero sinceramente, que bom ou ruim o texto, façam também outras pessoas pensarem e aproveitarem para doar sangue afinal HOJE É O DIA!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Chama Imperecível


Eis a minha chama imperecível. Quando os pensamentos não cessam, onde razões e emoções  se tornam num emaranhados de conjecturas sem fundamentos, sem nexo, sem objetivo, é melhor deixar fluir para encontrar-se. É assim que me sinto hoje, apesar de tudo que ocorre a minha volta.  
Talvez nestes momentos,  em que o cérebro cobra solução para conflitos que acumulamos e assim criamos até sem perceber armaduras que num primeiro instante nos ajudam, mas que apesar delas,  os problemas continuam ali, encapsulados e prontos a erupcionar,  seja tão fácil se perder de si e do outro.
Relacionar-se está cada vez mais sem o feed-back necessário, a facilidade de se comunicar on-line, cria uma espectativa muitas vezes falsa e ilusória, pois falta abrir o canal necessário; o canal que requer renuncia, compromisso, cuidado, “diálogo”.
Relacionar-se é muito mais abrangente que se possa imaginar, não significa só casais, parceiros, negócios, família … está em tudo isso,  separado e junto ao mesmo tempo. E para manter o equilibrio há de se achar e equilibrar este canal e principalmente mantê-lo vivo para sempre. Quero acreditar que é possível, é preciso tentar. Pois com toda certeza, mudar de empresa, escola, trabalho, parceiros de nada adiantará se não descobrir antes o canal certo para o diálogo, e como bem  disse Walter Ramos Poyares…”Diálogo não é falar do alto…”
Mas onde se encontra este canal certo de que muitos falam, pois quando olhamos para o problema do outro, parece fácil resolver, mas não seria talvez porque na maioria das vezes não estamos envolvidos emocionalmente  com o outro? Estaria aqui a razão sobrepondo  em quase sua totalidade à emoção?
A emoção sobrepõe sempre quando estamos olhando para nós mesmos, pois é muito difícil julgar e condenar a nós mesmos, nos enveradamos por caminhos de auto piedade  ou usamos de uma arrogância,  suficiente para se achar melhor, superior; estamos sempre andando por extremos, quando é muito fácil confundir, egoismo com carência, amor com amizade, e todas relações inter-pessoais e até a nossa conosco mesmo.
Nada é fácil, mas para saber se vamos conseguir, temos que tentar, como diz “Cecília Meirelles no poema Nem tudo é fácil”

Acho que os homens são como as religiões, todos sabem o que fazer, só não temos a coragem para sofrer as dores necessárias para o crescimento contínuo, para doar, para amar, ou talvez não,  porque o  termo religio significa “ligar” e o homem…..às vezes, "nem humanos somos".

Neste momento pude observar que a única condição que me leva a refletir tanto é quando estou diante de circunstâncias que envolve doenças, médicos, laboratórios, o que encaixa perfeitamente no pensamento anterior, se trabalho com os problemas de saúde do outro sou forte mas quando se trata nos meus (o termo em si já é um egoísmo) minha cabeça gira como se fosse uma roda gigante, mas não me importo, é o meu jeito de enfrentar minhas dores, e elas são leves, confortáveis… Assim,  todos tivessem tantas poucas dores como eu! É a única conclusão que posso chegar mediante o que vejo a minha volta. E ainda percebo o quanto de ruim ainda carrego dentro de mim, o quanto tenho que melhorar, estou muito longe de amar o próximo como a mim mesmo...tenho muito que lapidar!

Acreditem, o diálogo até com a gente mesmo vale a pena, estou ótima!

Beijos

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

FAMILIARES E PACIENTES PORTADORES DE DOENÇAS GRAVES

Este texto não foi criado para o Blog, mas achei interessante o registro do mesmo aqui!

AOS FAMILIARES E PACIENTES QUE SE ENCONTRAM NO CAMINHO DO TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA E OUTRAS DOENÇAS GRAVES

1)    Após confirmação da necessidade de um TMO (Transplante de Medula Óssea) e/ou outras doenças graves
·        Famílias! Passado o susto, é hora de arregaçar as mangas e enfrentar o problema com fé, determinação e FOCO!
·        Paciente! Se voce é um bebê, quase tudo dependerá de seus pais. Se adulto, dependerá só de você!

A Fé: é a esperança e a paz que você precisa em todos os dias de sua vida, principalmente no problema. E como ter fé em meio a tantas dúvidas: falando, ouvindo e lendo a palavra de Deus.
A Determinação: é a garra resgatada de toda sua força, afinal somos mães por uma dádiva de Deus, então façamos nosso papel. O choro, a angústia, o desespero, o medo e tantas outras coisas acompanharão este processo, MAS NÃO DEIXE SE LEVAR POR ELES. A cada incerteza, nada como uma chuveirada nas costas, preferencialmente de água fria para repor as energias. Não se esqueça NUNCA: a família, abaixo de Deus é a grande responsável pelo sucesso de um transplante. Portanto FOCO.
O Foco: é não desviar a atenção, é dormir com um olho só, é pedir ajuda se sentir que não vai dar conta, é como o velho e bom lema dos alcoolicos anônimos, é um dia de cada vez. E tudo que for fazer FAÇA SEM PERDER O FOCO, COM ATENÇÃO!

2)    DINHEIRO, ESTE NÃO PODERÁ SER PROBLEMA, ALIÁS É OS ÚLTIMOS DE SEUS PROBLEMAS.

·        Para os remédios, passagens para tratamento fora de sua cidade e tantos outros benefícios você deve sempre procurar as assitentes sociais de suas prefeituras. Se sua prefeitura não pode te atender, recorra ao estado. Lembre-se: em todo Forum ou Universidades, você encontrará um advogado que poderá  lhe orientar DE GRAÇA. Não tenha medo de cara feia, seja sempre educada, mas insistente, persistente… Peça ajuda, peça sempre, não esmoreça. Se nada conseguir, use os meios de comunicação, jornais, revistas, tv locais… LEMBRE-SE você é um cidadão que paga impostos, que tem o poder do voto e tem seus DIREITOS e DEVERES e para exigir seus direitos você tem que contribuir com seus deveres. Não adianta chorar ou gritar, tem que ser firme. Você tem que acreditar que vai conseguir. Não pode perder o FOCO que é a sua contribuição para salvar a vida do paciente amado.

3)    INFORMAÇÕES

Se informe de tudo. Se tem acesso a internete leia sobre o assunto. Se não tem peça para um amigo, parente imprimir para você o que quizer saber. Não tenha preguiça, não diz que não tem tempo, seu dia vai ter que ser de 24 horas mesmo! Pense que depois de algum tempo você poderá descansar e dizer: cumpri meu papel, e isto não tem preço!
Leia blogs no assunto, pesquisas médicas…TUDO que tiver dúvida A N O T E. Carregue um caderninho e uma caneta em sua bolsa.
Alguns sites e blogs:
·        http://www.ameo.org.br
·        http://www.atmo.org.br/
·        Conselho Regional de Medicina do seu estado. Conheça seu médico! Por ser regional pesquise o endereço eletrônico do CRM do estado.
·        http://blogdalucianaleite.blogspot.com/ (o melhor blog que encontrei)


Texto retirado do site da AMEO:

A legislação brasileira assegura aos portadores de neoplasia maligna, câncer e outras doenças graves alguns direitos especiais.E estes podem ser:
  • Auxílio à doença (licença para o tratamento de saúde);
  • Carteirinha de isenção de pagamento de transporte;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Levantamento do FGTS e PIS/PASEP;
  • Fornecimento de remédios pelo SUS;
  • Isenção de pagamento de Imposto de Renda incidente na aposentadoria
  • Andamento prioritário de processo judicial e;
  • Em alguns casos, até mesmo a quitação de casa financiada, levantamento de seguro e previdência privada.


Documentos Necessários

Os documentos descriminados abaixo, são extremamentes importantes, pois servirão para instruir todos os pedidos e conseguir valer seus direitos:
  • Atestados em papel timbrado da instituição com o diagnóstico e  a Classificação Internacional de Doenças (CID) carimbados com o CRM e assinatura do médico responsável (validade de 30 dias);
  • Estágio clínico atual da doença e do paciente;
  • Laudos médicos, resultados de exames de laboratórios e biópsias;
  • Carteira de trabalho( * para quem for empregado).
Para maiores informações, consulte o site da previdência social.


4)    ACOMODAÇÃO, REFEIÇÃO E MEDICAÇÃO
·        TFD = Tratamento fora do Domicílio de Origem
É uma cartilha bem elaborada. Esta é de Goiás. Cada estado regulamenta sua “cartilha”

Órgão ligado a prefeitura do seu município. Se a prefeitura do seu município não tiver TFD recorra ao ESTADO. É direito seu!
O TFD providencia, a pedido do seu médico, passagens aéreas ou terrestres (para paciente e acompanhante) para a cidade do procedimento (Transplante por ex.:). E uma ajuda de custo que nem poderia ser chamada de diária, porque está muito longe de qualquer realidade para ser chamado de diária, prefiro dizer ajuda de custo simbólica. Cada estado estipula seu valor. Este valor não paga suas despesas com hospedagem e refeição. Se você não tem condições, há de pedir ajuda aos amigos, aos familiares.

Existem Centros de apoio ou Associações que poderá te ajudar porém você terá que descobri-los e se informar das normas e dos procedimentos para a obtenção de hospedagem destes centros. A Assistente Social poderá te indicar algum na cidade. Não deixe isto para última hora. Faça com antecedência. Se informe!

·        Medicação: 90% dos remédios você poderá conseguir através do SUS. Uma assistente social do hospital ou da prefeitura sempre pode te ajudar. Uma boa Assistente Social é a diferença em todo o processo. É o que disse no início desta cartilha. Você poderá conseguir através da prefeitura do seu município ou através do estado. Infelizmente, pelo estado você precisará de uma burocracia maior pois um Juiz terá que homologar seu pedido. Isto é feito por um advogado que você poderá conseguir de graça no Forum de sua cidade ou até mesmo com estagiários e/ou professores de Universidades Públicas ou Privadas. Não cruze os braços, vá a luta e não desista. A maior luta é pela vida, só isto é importante agora. Guarde todos os recibos, notas, Notas Fiscais de Correio em pasta, bem organizado, porque você prestará conta disto depois.

5)    MÉDICOS

·        Obviamente se você chegou até este momento, foi porque você foi encaminhada para este centro, já houve várias consultas, ou seja, o caminho foi longo, por mais curto que tenha sido, pois quando se trata de doença, a noção de espaço/tempo não é bem definido durante o processo, PORTANTO você tem que confiar NELES. A partir deste momento eles são MUITO importantes. Preste bem atenção em tudo que eles te falarem e SIGA o que lhes foi recomendado. Tire suas dúvidas sim, mas confie, pois se você não é medico ou não está muito bem informado do assunto, não terá a menor condição de discutir o assunto. Os protocolos que serão usados em quimios, radios e etc., então  nem se fala, ou seja não perca o seu tempo e nem tome o tempo deles. Tem que confiar. A CONFIANÇA pode ser o caminho do êxito, pois acreditar é muito importante.
E eles não são DEUS, são pessoas que estudaram muito para estarem onde estão, mas não têm o poder de saber o dia de amanhã. Se o dia de hoje terminar bem, agradeça  a Deus por mais este dia e se não terminar bem, agradeça também. Não somos ninguém para discutir os desígnios de Deus. TENHA FÉ!
·        Em suas consultas, leve tudo anotado: suas dúvidas, sua última menstruação, se for o caso, quantas transfusões já fez, suas vacinas, suas possíveis alergias, etc etc.
·        Respeite médicos e enfermeiros, o stress profissional é muito grande
·        Conheça no mínimo um Hemograma: Saiba o que é hemoglobinas, plaquetas, por exemplo,  e quais seus valores e/ou outros exames que você esta acostumado a fazer. Isto é muito importante para você e para o médico.
·        Conheça um Hemocentro, você fatalmente precisará receber sangue! Você precisará de doadores de sangue! Fique atento! Não adianta levar as mãos a cabeça, é preciso agir. O médico nada poderá fazer. Esta parte é sua, do familiar do paciente. É normal sentir as dificuldades, chorar, mas faça o que tem fazer ao mesmo tempo, por isso o foco no objetivo é tão importante.
Veja o que é preciso para fazer sua doação de sangue e/ou plaquetas

·                     Estar em boas condições de saúde e descanso;
·                     Ter entre 16 e 67 anos (menores de 18 podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal. Maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos);
·                     Pesar no mínimo 50 kg;
·                     Estar alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos);
·                     Apresentar documento oficial de identidade com foto;
·                     Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
·                     Não estar utilizando medicamentos;
·                     Não estar resfriado ou com gripe;
·                     Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;
·                     Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;
·                     Se mulher, não estar grávida ou amamentando.


6)    PÓS-TRANSPLANTE

·        Você receberá orientações do hospital: SIGA A RISCA

ESTE TEXTO PODE SER COPIADO QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO. É LIVRE A TODO INTERESSADO!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ética



Ética segundo nossos dicionários é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. 

Mas na verdade o que seria ética, ser ético. Acredito que vem ou está inserida em valores morais que depende da história e cultura de  um povo. Quando julgamos sem que nos tenha dado o direito para tal fato, estamos deixando de ser éticos diante daquela circunstância e perante os envolvidos. Há éticas inseridas em nosso ser desde nosso nascimento,  permeado pelo nosso caráter, da educação que recebemos e tantos outros denominadores possíveis para ética.

Nosso compromisso social estão embasados em éticas, em obedecer ou em atender, como por exemplo: ética médica, de trabalho, empresarial, educacional, política, jornalística e etc. Estas duas últimas, sozinhas dariam um livro se delas fossemos dissertar.

O que me levou a ter vontade de escrever hoje foi a “enxurrada jornalística” de hoje em quase todos os canais públicos, abertos de televisão sobre o BBB, em uma busca desenfreada de IBOPE. Que tristeza ao ver tanto lixo, e quantos milhões de pessoas estavam naquele momento deixando entrar em suas casas tanta podridão, tanto lixo.
A classe média alta pode dizer para mudarem de canal, para substituirem por uma boa leitura etc., mas a realidade é outra. A falta de cultura deste país é grande demais para que possam escolher um bom livro, a maioria não podem pagar um canal pago e nem tão pouco ter um computador em casa, pois se isso não fosse verdade, não existiriam tantas lan houses neste país. Pois se sabe que elas são usadas em massa por crianças e adolescentes fazendo trabalhos de escola ou passando horas intermináveis frente a redes sociais, infelizmente uma meia dúzia usa um computador em lan house para pesquisas pessoais, por leituras que vão enriquecer sua alma, seu dia a dia, infelizmente, repito, terminado o trabalho escolar eles migram, quando as moedas são suficientes, para as redes sociais. Não sou contra elas, porém há de se dosar este tempo, principalmente nestes jovens em formação. Infelizmente, quantas vezes forem necessárias, nossas lan house não são como um cyber café encontrados em outros países dentro de bibliotecas, onde se pode tocar e folhear livros e revistas, onde se vê crianças brincando com livros, criando universos sadios desde muito, muito cedo. As bibliotecas do interior e até na maioria das capitais, no Brasil, são enfadonhas, com funcionários que nada sabem indicar, enfim, burocráticos, para um ambiente que deveria ser de pleno relax.

Portanto, vejo-me obrigada a voltar na falta de ética, na ausência total do bom senso de nossos políticos que a a priori foram eleitos para que lutassem a nosso favor, e não que ensinassem a burlar leis, a roubar e onde o enriquecimento ilícito “parece” admirável. Que país é este?!  Onde não se vê mais respeito pelo mais velho, e tantas e tantas outros bons exemplos que foram esquecidos em nome da modernidade ou de novos tempos. Respeito, educação, honestidade etc, nada tem a ver com épocas, talvez esteja muito mais próximo a ética, a ser correto. 

Lembrei-me de um livro muito bom que se intitula “Moral e Ética – Dimensões Intelectuais e Afetivas” de Yves La Taille,  e outro melhor ainda chamado “Bíblia”. A família enquanto criador tem falhado muito. Homens e mulheres que não tem a menor condição de serem pais, o fazem somente pelo prazer de terem filhos, mas se esquecem que tem o DEVER de educá-los. Mas acima de tudo, que serão para sempre o exemplo mais próximo!

Não é uma comparação, mas pelo que percebo quem pega um animal de estimação para criar, também anda esquecendo que ele é fofinho, mas vai crescer e dará trabalho e terá indubitavelmente de ser educado e ainda, que viverá por no mínimo 15 anos! A lembrança com outros episódios recentes em busca de IBOPE, que bombardeou um povo já calejado de más notícias me reportou a tal pensamento.

A frase mais ouvida em época de campanha política é: “pela ética e moral, pelo papel de opositor e bla bla bla” … Não suporto mais isso, é tudo muito sujo, muito lixo.
Na verdade, todas as éticas foram esquecidas nos bancos e nos livros das universidades ou ainda moral, ética e comprometimento esvainecem da mente com o tempo, conforme for o interesse de cada um. Aliás nem Universidade mais é preciso para se chegar a lugar nenhum. Não existe resultado de um trabalho em equipe…….. Será tudo isso verdade? Se for, vou lutar contra enquanto viver. Se há lobos soltos na floresta, não serei eu um cordeiro, porque tenho Cristo, porque quero um mundo diferente. Tenho orgulho em dizer que nunca me deixei corromper ou que tentei corromper alguém. Tenho pecados sim, todos temos. Mas não me sucumbirei a esta massa política e jornalística pobre e podre, mesmo porque entre eles existem profissionais sérios e competentes.

Enfim, a política, os meios de comunicação, a família,  detêm o poder e basta executá-lo com responsabilidade e ética, na construção de jovens saudáveis, honrados e honestos. Precisamos acreditar e fazer acontecer um futuro melhor.

Tem uma frase que encaixa perfeitamente ao meu desabafo:
A ética não é uma condição ocasional no jornalismo, mas deve acompanhá-lo sempre, como o zumbido acompanha a abelha"

(Gabriel Garcia Marquez)