domingo, 25 de abril de 2010

A DOR É INEVITÁVEL

Tem uma frase conhecida por todos que diz que “a dor é inevitável e o sofrimento opcional”... Sinceramente não sei de quem é esta frase, mas gostaria de entendê-la melhor e é nesta busca que procuro aqui um meio de alcançar que ela seja verdadeira.
Neste momento só consigo ver uma realidade que me traz sofrimentos inevitáveis. Porém nestas horas todas as pessoas querem nos ensinar alguma coisa, este mundo é feito de doutores, formados ou não, mas o engraçado é que todos em alguma reticência, num suspiro, em um olhar, nos ensina alguma coisa, basta que para isso eu desça da minha dor e consiga ver a dor do outro; se o problema é bem menor que o seu infelizmente você vai achar que o outro seja insensível, e se é maior que o seu, obviamente vamos nos sentir envergonhados do nosso pequeno problema. Talvez exatamente por isso tenhamos que ouvir e ter paciência com todos. E o curioso neste ouvir, é que não percebo, não consigo ver que algum sofrimento, seja opcional. Definitivamente não concordo, o sofrimento por qualquer motivo, vale-se dizer, é inevitável, e é bom que o sinta, pois talvez destes momentos possa nascer a aceitação do fato, uma consciência maior do que possa estar acontecendo, ficamos mais maduros e enfim, muitos neste momento, posso dizer 99% atendem o chamado de Deus, espiritualizam-se, porque precisam mais do que nunca DELE, de fé. Neste momento a fé traz a esperança, traz a paz ao coração, à família. Contudo, ao deitar, quando se está só, mesmo tendo toda uma família vivendo uma só expectativa, é inevitável, neste momento estamos sós, porque relaxamos, e aí eu precisaria saber se é com todos ou se é apenas da minha cabeça, na minha dor, o medo toma conta, e por mais que eu queira agarrar esta fé, monstros aparecem a me aterrorizar, tento mentalizar as coisas boas, tento ver a luz divina no final de um túnel, mas é um túnel longo, mas com muito esforço mental, de fé, de experiências de outros que já sofreram e sofrem muito mais, vejo uma luz, faço muitas orações, a que minha mãe me ensinou em criança e muitas outras que já me passaram, tento mentalizar a oração da serenidade utilizada pelos AA “Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir umas das outras” Só por hoje!!!, e adormeço. É um exercício diário. Não podemos entregar, nos sucumbir a dor, não podemos ter pena de nós mesmos, é preciso ter coragem e passar coragem, mas não precisamos ser também mártires ou heróis, porque somos simplesmente pessoas humanas na luta diária da vida. Mas definitivamente sofrimento não é opcional. Por menor que seja o que te atormenta, tente encará-lo de frente, mas não tenha vergonha de vivê-lo, com toda certeza sairemos todos mais fortes, é o que tenho constatado. As pessoas que se deixaram levar na correnteza das lágrimas, não são fracos, talvez não tiveram uma família, não lhes apresentaram um Deus de amor, de caridade, de perdão, porque algumas pessoas encaram Deus como o Pai que castiga, o Pai que não perdoa, e etc..... Não acredito, o meu Deus é bondoso, é caridoso, Ele me deu o Filho dele, sou eu quem não entendi a mensagem. Todas as vezes que O chamei Ele me visitou, não tenho dúvidas disto. Por isto sei que todos os maus pensamentos que possam me aterrorizar, serão abrandados pela Sua mão. O que nos diferencia são as mais diversas maneiras de lidar com as situações, uns tiveram ou escolheram resolver tudo sozinhos outros aceitaram os apoios que lhes foram oferecidos e isto pode incidir diretamente na maneira de como reagimos. É preciso humildade para dizer, hoje estou fraca e preciso de um ombro, porque nos fortalecemos assim, descansamos e assim podemos dar o ombro amanhã. De nada vale o orgulho, o dinheiro, a altivez e tantas outras coisas que tanto conhecemos, estas coisas nada nos traz, não nos edifica, nos atrapalha a crescer, mas se sabemos que elas existem e podemos ter no nosso mais íntimo um pouquinho de cada um, então vale a pena o exercício diário, não aquele exercício que nos mantém em forma, que também é importante para a saúde, mas o exercício espiritual, o exercício da troca, o exercício da solidariedade. Não podemos resolver tudo, mas podemos exercitar a reflexão sobre as situações vivenciadas no dia, algumas, quando o túnel é muito longo, nos tira o chão, nos dá a sensação de vazio, de impotência, mas como tudo nesta vida é cíclico, aguarde, o sol renascerá...ele nasce sempre! Mesmo quando sorrir é difícil, mesmo que na verdade se queira chorar, sorria, apesar das angústias, dos medos, porque de acreditar não podemos abrir mão. Acreditar é o que nos resta em alguns momentos. Acreditar e aceitar porque o primeiro pode ser ou vir de uma fé ou de uma constatação, agora o aceitar é preciso estar imbuído de humildade, porque as vezes pra muitos pode parecer fuga, comodismo e na maioria dos casos não o é mesmo, é simplesmente encarar com ou sem medo, em certas situações não há o que fazer e para transpor este obstáculo é preciso aceitar e assim vivenciar, pois só vivendo, participando, estudando, exercitando podemos sair fortalecidos. Sei que nem sempre é fácil pensar assim, sei que ás vezes o dia é difícil e longo, mas é preciso aceitar, aceitar sempre, que estes fatos circunstanciais fazem parte do processo, e recomeçar quer dizer novos aprendizados, e assim a gente auxilia a vida a nos impulsionar em novos caminhos, assim como a leitura nos fornece novas palavras, o sofrimento pode nos beneficiar com novos acertos, novas descobertas, nos ajuda a encontrar e trilhar novos caminhos.
E no meio deste turbilhão de encontros e desencontros de pensamentos, na tentativa diária de entender e ter respostas a tantas perguntas, me vejo, apesar de consciente do processo da vida, novamente em aceitar que é preciso que eu aguarde o tempo; o tempo de Deus, aquele que sem dúvida alguma me dará todas as respostas, e quando não mais tiver perguntas será porque também já não faço parte deste mundo aqui, mas que tentei de todas as formas que o meu limite me concedeu, entender este processo maravilhoso que é a vida, este bem que me foi concedido, e que pude ver sorrisos que levarei para sempre em minha memória. Hoje, especialmente, foi muito bom. Amo vocês!

3 comentários:

  1. Lembre-se: deliberar sobre a vida está fora de nossa competência e nossas vidas parecem tâo eventuais: você foi picada por uma cobra, eu bati meu carro com violência, sei lá o que acontece com a Marina viajando tanto. A vida é totalmente imprevisível, simplesmente não pense e melhor, não fale no assunto. Vamos cuidar daquilo que nos compete. Deus cuida do resto por nós. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Não concordo. Nao tem como nao pensar, e inevitável. Agora que Deus é soberano, eu sei, eu sinto. Falando as pessoas repartem, compartilham e todo o resto fica mais leve. Jesus repartiu o pão, e no meu entender, naõ repartiu somente um alimento, ele dividiu naquela hora tudo que estava por vir, que so Ele sabia. compartilhou tambem, a dor do momento. Compartilhou o que viveu e deixou para sempre esta lição.

    ResponderExcluir
  3. A frase acho que é do Carlos Drumond e ainda bem que voce disse,escreveu, porque hoje te agradeço por este texto, pelo que ja li em seu blog, tenho certeza que mesmo por motivos diferentes, me serviu como uma luva, o que prova que a leitura é a mais suave das canções, porque sempre dependerá de como o coração a escuta. Não sei voce. Mas o meu escuta o som de um texto também. Parabens.

    ResponderExcluir