quarta-feira, 14 de abril de 2010

NAMORO

Eloqüente a palavra, o ato em si é um pouquinho menos, porque para vivê-lo precisará de todos os sinônimos, vai precisar convencer, persuadir e por aí vai. O namoro em minha adolescência tinha um glamour no ar, havia um flerte, uma paquera, encontros menos freqüentes, um roçar de dedos, um roçar de lábios, geralmente no escurinho do cinema, isto se o irmão não tivesse na fileira anterior “espionando”, beijos mais vorazes bem, bem mais tarde e já era um escândalo se o fizesse perto de alguém, na frente dos pais, nunca, era impossível!
Na época de minha mãe, o escândalo era por bem mais pouco, era se o joelho aparecesse num cruzar de pernas, ainda havia sim, e muito, namoros pré estabelecidos pelos pais, mas já havia também os por livre escolha, não tão livres assim, mas muitos já casavam com o escolhido.
Pois bem o namoro como em absolutamente tudo na vida passa por transformações, para uns positivas, para outros negativas, porém fazem parte do contexto de uma época. Mas que deveria ser delicioso bailar por um salão com um pretendente num vestido longo, num flerte mudo, calado, há!, isto deveria! O máximo que vivi foram as matinês dançantes e foram bem poucas que pude ir, infelizmente. É muito difícil para um adolescente adequar-se a sua realidade perante a realidade de cada um dos que os cercam. Aqui é o princípio de tudo desta fase, e neste momento esquecemos que tivemos o primeiro dia de aula, a primeira bronca e tantos primeiros passados, já somos velhos, ainda na adolescência de “primeiro” entendem? Só que nesta fase ainda não nos demos conta disto. Hoje jamais deixaria de ir a algum lugar por falta de um vestido ou sapato que combinassem, hoje já não me importo de repetir. Este é o grande prazer da maturidade. Uns alcançam mais cedo, outros bem mais tarde, tão tarde que talvez não de tempo mais para viver. Conheço muitos assim ainda e bem mais velhos do eu. É a falta de leitura da vida que chega tardiamente.
Daí a importância dos pais de não desistirem e mostrar sempre o hoje, o ontem e o amanha, não se cansem, mas não sejam repetitivos, porque os filhos terão que viver, mas poderão faze-lo com maior sabedoria, se assim conseguirem ler.
Não consegui viver no meu tempo devido, ou estava muito a frente ou muito atrás, não consegui me dar esta resposta ainda, do porque disto. Nunca consegui namorar muito tempo com alguém da minha idade, ou de ter amigas da mesma idade. Preferia sempre estar com alguém mais velho que eu, era com estas pessoas que tinha assunto. E sempre falei mais que fiz, ate os meus 22 anos nunca dei importância a nenhum namoro, não queria casar mesmo, mas como ninguém acreditava, deixava que pensassem assim, via amigas fazerem o impossível para que fossem levadas ao altar, e eu não entendia o porque de tudo isto. Sempre queria prever tudo, era a dona do futuro...quanta ignorância. E quanta ignorância carrego comigo até hoje, mas pelo menos hoje sei que morrerei aprendendo. E a prova que a gente não e a dona da verdade e que me casei com uma pessoa 2 anos e 4 meses mais nova que eu, e é maravilhoso, e tenho assunto, muito assunto!
Os namoros de hoje são muito bons, para época que eles estão vivendo, sei disto muito bem, mas não vejo prazer em ficar, acho pobre, sem arrepios, sem sonhos...acho eu e provavelmente estarei errada, mas não vejo como os jovens de hoje possam ter saudade desta época, porque na verdade muitos deles, nem conhecem o que é N A M O R O, porque fazem sexo muito rápido, e este, o sexo, é maravilhoso para ser tão banalizado, é o encontro de duas pessoas que se desejam, que se amam; acredito que fazer sexo pela carne, nos da um vazio enorme depois, mesmo que eles não estejam conscientizados disto hoje, quando fizerem amor, saberão do que estou dizendo.
Sempre falei de namoro, sexo e relacionamentos diversos com minhas filhas, nunca pedi que casassem virgens, mas que tivessem uma primeira vez saudável, com alguém que amasse, que desejasse muito, que tivesse uns arrepios ou uma dorzinha no estomago antes de se chegar ao ato sexual. Teriam que se lembrar deste momento lindo, e não de um momento qualquer. Se o jovem não casa com este primeiro(a), não tem a menor importância, mas eu acho com toda certeza que assim, estes jovens de hoje terão condições de ter uma sexualidade mais saudável, mais prazerosa. Existem certos caminhos em nossas vidas que se deve viver todas as etapas e o namoro é uma etapa importantíssima na vida do ser humano. Pois este jovens construirão um dia, uma família, e eles tem que estar conscientizados disto, mas infelizmente vejo pais fazendo algo inacreditável, parabenizando o filho porque pegou todas as meninas da classe. E aqui está escondida um questão insuportável meninas, o sutiã foi queimado há muitos anos, porém ainda levará gerações para que se apague da memória genética a crença de que os homens são superiores ‘as mulheres, e não duvidem que ainda há quem pense assim e não são poucos, leiam um pouco sobre a história da humanidade, que entenderão melhor, portanto sejam profissionais brilhantes e façam seu caminho, mas não esqueçam, vcs são mulheres, são vocês quem darão a luz aos filhos destes homens, são vcs quem amamentarão a criança! Isto não tem como ser mudado. Se querem ser reconhecidas como profissionais competentes, se dêem ao respeito como mulheres também, porque se estes meninos pegam vocês, é porque vcs deixaram isto acontecer. E não venham me dizer que vcs os pegam também, isto não é verdade, eles tem muito pouco a perder. Porque apesar das poucas diferenças que existem hoje, tem muitos garotos por aí que nem sabem que é pai, e muitos que o são, mas que não deram conta disto!
Conheço um caso de uma garota linda, formanda em Medicina, será sem dúvida uma excelente médica, que me disse: - tia (não é minha sobrinha, é como os jovens nos tratam, acho ate bonitinho)tenho que me mudar daqui nem meus próprios colegas me respeitam, e é minha culpa, já beijei todos eles, já me vangloriei disto, hoje não estou rindo mais, um deles me disse que jamais se casaria comigo! (palavras da própria). É muito triste ouvir isto! Porque todos nós já passamos por alguma coisa semelhante, o arrependimento, é comum, pode até ser divino, mas ouvissem mais, olhasse mais, com a observância necessária, talvez sofrêssemos menos. Pensem nisto! Tem uma palestra do Padre Fábio de Melo sobre visão rasa, devem ouvi-la.
Vivam seu tempo, com prazer, mas não esqueçam que um amanhã existe para voces, com cobranças e com prêmios, é o jogo da vida, só que neste jogo, vocem podem dar as cartas e espero que sejam sábias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário