domingo, 11 de abril de 2010

A importância da família na criação dos filhos

A família, pela minha ótica, pela forma que encaro o mundo, é o verdadeiro berço para se construir uma família saudável. E assim pensando, preocupa-me o fato de tantas interferências que são impostas ‘as vidas destes já cansados pais. Sim, cansados porque a luta que se trava com a gama de facilidades aparentes que nos são oferecidas diuturnamente através da TV principalmente, é absurda. Chamou-me a atenção outro dia uma criança de aproximadamente 9 anos, numa loja, numa birra interminável porque queria um “eletrodoméstico”, e a mãe dizia que não podia e a criança dizia que sim, até que a criança soltou um sonoro...-pode pagar depois da copa moço? Fiquei super irritada com a moleza da mãe e com a birra da criança, velha para este tipo de coisa no meu ponto de vista, só que, provavelmente por causa da idade, este tipo de acontecimento me retorna ao passado e neste momento então passa pela minha cabeça quantas vezes acertei ou errei na criação de minhas filhas. Porque na verdade, não quero julgar, mas a irritação foi incontrolável, e aí assusta-me criar filhos hj e ficará ainda mais difícil cada ano que passa.
Hoje os pais tem receio de impor limites ao seu filho pequeno, medo de traumatizar, de uma ou outra postura trazer mágoa, etc. As crianças mal aprendem falar já estão dizendo que vão chamar o Juiz....Céus onde ouviram isto? Ou seja, as informações chegam de diversas partes, desencontradas, incorretas e incompletas. Mas continuo pensando que é realmente do berço que se traça um futuro. Criança tem que ter limites, tem que ter horários, os pais tem que saber que o que é engraçadinho aos dois anos, é horrível aos quatro, tem-se que ter cuidado. Educar é uma arte que tem que estar todo tempo afinada, em sintonia com o mundo de hoje e de amanhã. Obediência e respeito há de se ter por toda uma vida! Ninguém conquista a liberdade ‘as custas da dependência do outro, mas sim cada ser humano deve não só construir mas conquistar a sua própria independência.
É certo que os bebês descobrem o mundo aos poucos e faz deste pequeno mundo que o cerca o seu laboratório. Testam todas as possibilidades, mesmo sem saber que o estão fazendo. Quantas historias ouvimos de bebes que já ganharam um não antes e continuam indo para o lado da tomada elétrica e olhando para vc...ou seja aguardando um segundo não possivelmente. Quem já passou por isso sabe que é um período difícil, mas com certeza não será o único, se não podemos permitir tudo, não podemos também lhes negar tudo. Há de se usar o bom senso e ajudar a descobrir e conhecer este mundo novo. E esta etapa em abrangências diferentes será por toda uma vida. Estou descobrindo que ainda quando se vai casar ou se já estão casados, continuamos pais. A esta altura poderíamos chamar de pais suporte. Aqueles que estão ali, mesmo que seja para um abraço e/ou um conselho, porque os mais variados tipos de comportamentos, que é a somatória da família, escola, religião, avós, amigos, meios de comunicação e etc, estes adultos já estabeleceram em suas vidas.
Há um conhecida frase que diz: Não há valor que se sustente sem bons exemplos. Isto é, se vc é um consumista veroz, ou se vc diz ao seu filho que não precisa estudar porque muitos se dão bem sem uma cartilha, se vc demonstra ser o centro do universo em sua casa ou no trabalho, etc, não adiantará estes pais dizerem absolutamente nada ao contrário a estes filhos, se não são os que eles vêem no seu dia a dia.
Só que, infelizmente, percebo boa parte disto hj, talvez tenha sido brava demais, enérgica demais com as minhas filhas. Acho que boa parte das mães sofrem com estas perguntas, principalmente as mães que foram ao mesmo tempo donas de casa, esposa, etc etc, e encararam uma jornada de trabalho e diga-se ainda, com muito pouco auxílio de seus companheiros.
Neste momento então, é também doce olhar para frente, porque vemos o quanto o mundo mudou para melhor, talvez seja a lei da compensação, vemos casais totalmente engajados na luta da construção de uma família, na educação destes cidadãos do amanhã. Isto me dá uma esperança enorme que este mundo vale a pena, apesar das separações de casais serem mais freqüentes, a união do homem + mulher na luta da família tbem é mais humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário