terça-feira, 13 de abril de 2010

LEITURA HUMANA

É engraçado, quando se descobre que leituras não se fazem somente em livros, jornais ou revistas, porque talvez, a mais interessante seja a leitura que fazemos de nós mesmos e dos outros. Os adultos sabem bem explorar estes sentidos de leitura da vida, Mas quando não são crianças e nem adultos, e isto não é só uma questão de idade mas também de comportamento, fica difícil entender, na verdade compreender, pois quantos filhos ouvem: ...voce tem que organizar seu quarto, voce já é um adulto, e quatro horas depois já houve... voce não vai de jeito nenhum, não é pra você; voce é uma criança!, ou seja é completamente louco, afinal quem eu sou? E neste contexto, quem contesta, os pais ou os filhos? Será a juventude quem força a contestação, ou são atitudes como esta? E ninguém está livre de deslizes como este, todos nós, pais, já fizemos algo parecido, e se assim pensarmos fica mais fácil entender porque é importante parar em algum momento, e bater um longo papo... mas aí pode estar a chave do enigma, porque eu penso assim hj, não pensava assim há 26 anos. Por isto que viver é maravilhoso, e é maravilhoso quando voce vai descobrindo os próprios erros, e tentando consertá-los. É gratificante descobrir a capacidade de perdão que existe entre pais e filhos.
E voltando a leitura humana, vimos recentemente, varias transformações: na década de 60 os jovens contestava a guerra, cantava o amor livre, queria paz e cantavam musicas românticas, na década de 70 vieram as discotecas e na de 80...tudo era diferente, as letras de musicas faziam denuncias, trouxeram a tona muitas questões sociais e quem não lembra da queda do Muro de Berlim?, e na década de 90???? os shoppings... Bem, nossos filhos não repetem, eles inventam, querem coisas novas, é so fazer uma leitura rápida; e o que cabe a nós pais? Reinventar junto com eles na medida do possível, pra ver se um dia, com maior conscientização, atenue um pouco este choque de gerações já tão antigo na humanidade. As divergências vão sempre estar presente acredito eu, a diferença é que hoje a “comunicação” não chega com o Repórter Esso...Hora do Brasil...ela acontece minuto a minuto, não da para parar no tempo, não há lugar mais para isso. E este saber, este conhecimento deve voltar para a educação destes jovens.
E como cidadãos, a nossa responsabilidade não pode encerrar em nossos filhos, mas com os amigos, com o vizinho, com o afilhado, no trabalho, na comunidade, há se achar sempre uma brecha para ajudar. Não precisa intrometer, assim como não deve ser omisso, na mesma proporção. Se o amigo de seu filho não encontra um diálogo em casa e vc tem a oportunidade, com inteligência e um bom tato, vc descobrirá, como ajudar, como aconselhar. Ofereça um almoço por exemplo, um lanche, e com sabedoria faça-os iniciar uma conversa onde vc tenha a oportunidade de opinar. É fácil fazer um jovem falar, eles precisam constantemente de quem os escute.
Se escutar, parar para ouvir é importante, descobri também um erro que os pais cometem com os filhos em todas as idades, é o fato de não ensina-los a ter paciência. Um pai sempre cede ás investidas dos filhos, seja pela insistência, por querer terminar de ler um jornal, para parar de chorar e assim por diante...só que isto ensina-os a não ser tolerantes, se eu pudesse começar tudo de novo, eu haveria de encontrar uma forma de fazê-los esperar, porque sem dúvida, tenho plena convicção hoje, que isto os ajudaria a tornar adultos mais calmos, com mais paciência, com uma benignidade maior, principalmente porque quando você espera, você também tem a oportunidade de pensar, refletir, e talvez quem sabe, não ajudariam estes adolescentes a saberem esperar a grande e tempestuosa fase para se chegar ao mundo adulto. Um mundo que eles acham que será o máximo. Mas quando se vê adulto percebem que aquelas diferenças culturais, sociais etc, que viveram anos atrás interferiram muito em suas vidas, e quantos deles não saem estigmatizados desta fase. Portanto frisarei sempre: filhos são para sempre, e os pais, mais que os filhos devem conscientizar que temos deveres de proporções inimagináveis para com eles, porque nós já passamos por isto, já temos nossas próprias cicatrizes, não deixemos refletir neles o que não fomos, o que não fizemos, mas façamos deles um adulto sadio, homens livres para viverem a própria história.

3 comentários:

  1. Minha mãe! Orgulho e honra de ser sua filha!

    ResponderExcluir
  2. Não minha filha, eu que tenho muito orgulho de ser sua mãe. Vc é um tesouro imenso que Deus me concedeu, e agradeço todos os dias por isso!

    ResponderExcluir
  3. Estamos aguardando mais postagens. Queremos mais!

    ResponderExcluir